Mãe desabafa após ter filho autista chamado de “problemático”

Plantão Ceará | 13:58:00 | 0 comentários

Uma mãe de Campo Grande (MS) fez um longo desabafo nas redes após o filho dela, que é autista, ser chamado de “problemático” por uma mulher. Sara Onori recebeu uma mensagem no WhatsApp de uma remetente identificada apenas como Viviane. “Oi, Sara! Eu vi que você está no grupo das meninas. Nós estávamos falando da festa do Ruan. Não quero que você fique mal, mas não vou convidar você por causa do seu filho que é meio problemático. As outras crianças vão ficar incomodadas. Espero que entenda. Desculpa”, dizia o texto.


Mãe de menino autista recebeu mensagem de outra mãe dizendo que não convidaria garoto para festa porque ele é "meio problemático" — Foto: Arquivo pessoal


Segundo Sara, ela não teve como dar alguma resposta na hora porque ficou “sem chão”. “Quando decidi te responder, vi que, infelizmente, me bloqueou em todas as redes sociais, mas eu sei que mesmo assim está cuidando minhas postagens o tempo todo”, escreveu Sara no Facebook. Logo depois, desabafou sobre a situação e também sobre o que Arthur, de 2 anos, já passou. Confira abaixo na íntegra.

Resultado de imagem para mae desabafa por filho nao ser chamado para aniversário
Mãe de Arthur, de 2 anos, diz que filho autista só precisa de paciência
 das pessoas ao redor para se encaixar — Foto: Sara Onori/Arquivo pessoal

“Viviane eu agradeço sua mensagem. Meu filho não gostaria de ir na festinha do Ruan, e eu também ficaria muito incomodada caso ele fosse convidado. Meu filho não é ‘problemático’. Ele é autista e é muito feliz e abençoado. Extremamente protegido pelo seu anjo da guarda, que acaba de mostrar um livramento. É que eu e minha família temos um alicerce principiológico, onde o respeito impera, ensinamos a respeitar o próximo. Queremos que ele, no futuro, possa conviver em uma sociedade mais justa, onde na arena da vida não só apenas os ‘perfeitamente normais’ sejam vencedores.
A deficiência do meu filho não o torna inferior ao seu filho ou demais crianças, mas isso é algo que não posso cobrar de você um entendimento. Nem todas as pessoas são normais, algumas não possuem sequer capacidade para entender. Eu sou mãe de um autista, mas bastante forte para enfrentar esse tipo de situação. Procuro tornar meu fardo mais leve, estar ao lado de pessoas boas e queridas, que praticam o bem e nos fazem o bem. Eu, minha família e meu filho afastamos de pessoas cruéis, medíocres, imbecis e inúteis.

Infelizmente, o ser humano, no decorrer de sua trajetória, vai absorvendo o que há de bom e ruim ao seu redor. E prometo que vou rezar pelo futuro do seu filho. Afinal, a criança é fruto do meio em que vive. A nossa sociedade está mudando, e ela não tolera mais esse tipo de preconceito e discriminação. Temos uma legislação forte sobre o tema e, hoje, há justiça para o meu filho lutar na arena da vida de forma igualitária e justa.

Comentários, brincadeirinhas e simples mensagens, como a que você me enviou, são pautas corriqueiras em convenções internacionais de direitos humanos. E, graças a Deus, nosso país tem avançado bastante na legislação e nas penas conforme o artigo 88 da Lei 13.146/2015. Se cada pai de autista denunciar esse tipo de situação, em breve, teremos uma sociedade melhor, com mais respeito, pois na arena todos podem combater e vencer! Beijos.”

Apesar de citar a legislação, Sara não deixou claro se vai denunciar Viviane. A postagem já tem mais de 2,7 mil curtidas na rede social. Todos os comentários elogiam a atitude da mulher e dão forças para continuar na luta.

Category: ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários