Mais segurados podem ter atrasados no INSS

Plantão Ceará | 08:48:00 | 0 comentários

Em menos de dois meses, as mudanças no atendimento do INSS em São Paulo aumentaram em 37% os processos de segurados sob análise do órgão.
Na prática, isso significa que quem agenda um pedido de benefício hoje tem mais chances de esperar menos pela concessão ou, ao menos, pode receber mais valores em atrasados.
Em 19 de março, a Superintendência do INSS em São Paulo anunciou aumento de 80% das vagas na agenda de atendimentos com hora marcada nas agências.
O objetivo, segundo a superintendência, era amenizar as dificuldades enfrentadas por segurados que nem sequer conseguiam agendar atendimento ou procuravam vagas em outras cidades.
Essa alteração fez subir de 86,2 mil para 118,1 mil o número de requerimentos que entraram no órgão entre 19 de março e 30 de abril.

Reprodução

Houve impacto também no tempo entre o pedido, feito por telefone 135 ou site, e o atendimento nas agências: o intervalo atual varia de 12 dias, na Grande São Paulo, a 18 dias, na capital. No interior, a espera é de 17 dias. No restante do país, o atendimento leva entre 40 e 100 dias.
O INSS ainda não tem números que permitem afirmar que as alterações aceleraram ou, pelo contrário, retardaram liberações de benefícios.
O fato positivo para o segurado é que, ao conseguir agendar o atendimento, é aberta a contagem para o pagamento dos atrasados.
No mês passado, em São Paulo, o intervalo entre requerimento e pagamento da aposentadoria por tempo de contribuição era de 96 dias e, na por idade, de 77 dias. A partir do 45º dia de espera, os valores retroativos têm correção da inflação.
Só há pagamento dos atrasados quando é confirmado o direito ao benefício pedido pelo cidadão. Para não perder tempo, portanto, é importante verificar se as exigências foram cumpridas.
Mais chances de ser atendido
> O INSS está com um número maior de vagas para atender quem quer pedir um benefício no estado de São Paulo
> A medida não significa maior agilidade na liberação dos pagamentos, mas permite ao segurado entrar na fila de espera e garantir os atrasados, quando o direito é confirmado
ABERTURA DE VAGAS
> No dia 19 de março, o INSS abriu mais vagas de atendimento com hora marcada nas agências da Previdência
> Segurados que esperavam meses para ir ao posto passaram a encontrar agenda aberta na mesma semana
MUDANÇAS
> Para fazer a fila andar, o tempo que os servidores têm para atender os segurados foi reduzido de uma hora para 30 minutos
> Atendimentos complicados, que precisam de uma análise mais detalhada, passaram a ser enviados para grupos de trabalho
> O horário de atendimento sem hora marcada ficou mais curto e hoje é das 7h às 13h; antes, era das 7h às 17h
PEDIDOS DE BENEFÍCIO SOB ANÁLISE DO INSS
> Estoque de processos a partir da abertura de mais vagas
No estado:
>> Em 19 de março: 86.250
>> Em 30 de abril: 118.114
Aumento de 36,94%
ou
31.864 foi o aumento na quantidade de segurados que conseguiram agendar atendimentos
Na capital:
>> Em 19 de março:  20.516
>> Em 30 de abril:  27.767
Aumento de 35,34%
ou
Na capital paulista, 7.251 segurados entraram no sistema após a mudança
ATRASADOS
> O prazo para concessão de benefícios é 45 dias a partir da data do pedido pela internet ou por telefone
> Quando o INSS estoura esse prazo, o valor dos atrasados recebe correção da inflação
NÃO ESPERA À TOA
A espera pelos atrasados será em vão se o segurado não tiver contribuições suficientes para se aposentar
CONFIRA ANTES
> Antes de pedir a aposentadoria, conte quantas contribuições já tem
> Essa informação está no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais)
CONSULTA
> Acesse o site meu.inss.gov.br
> Clique em “Extrato Previdenciário (CNIS)”
> Será necessário preencher um cadastro
DOCUMENTOS
> É possível que nem todas contribuições estejam no Cnis
> Nesse caso, o INSS vai pedir provas dos recolhimentos
> Os documentos importantes são carteiras profissionais e carnês de contribuição (para autônomos)
AGENDAMENTO
Por telefone
> Ligue para 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h
> Do telefone fixo ou público, a ligação é gratuita
> Quem usa o telefone celular paga a ligação local
Pela internet
> Acesse: meu.inss.gov.br
> Clique na opção “Agendamentos/Requerimento”
> Há opções para seguir com o agendamento com ou sem cadastrar senha
> Informe CPF, nome completo, data de nascimento e um telefone
> Digite o nome do serviço ou escolha uma das opções listadas
> Escolha o local onde quer ser atendido
DICA
Se não encontrar vaga na primeira busca, repita a procura
Fonte: Superintendência do INSS em São Paulo e meu.inss.gov.br
Fonte: Folhapress

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