Seguem buscas por piloto de caça da Marinha que ejetou no mar do RJ

Plantão Ceará | 09:13:00 | 0 comentários

As buscas pelo piloto da Marinha que se ejetou de uma aeronave e caiu no mar da Região dos Lagos do Rio continuam na manhã desta quarta-feira (27). O caça se chocou contra outra aeronave durante um treinamento padrão para a Olimpíada na tarde desta terça (26). As buscas, que foram mantidas durante a madrugada, contam com navios, helicópteros e outras embarcações, e também recebem apoio do Corpo de Bombeiros do Rio. A identidade do piloto ainda não foi divulgada pela corporação.
As duas aeronaves da Marinha bateram no ar e uma delas voltou em segurança para a base. O piloto da outra conseguiu se ejetar antes da queda e é procurado no mar de Saquarema.Segundo a corporação, as buscas vão seguir sem interrupções até que ele seja localizado.O acidente aconteceu a 24 milhas da costa - cerca de 44 km. 
Em nota, a Marinha detalhou a estrutura que está sendo utilizada na operação de resgate. Leia a íntegra da nota enviada:
"A Marinha do Brasil, em complemento à nota publicada anteriormente, informa que duas aeronaves AF-1B encontravam-se realizando treinamento de ataque a alvos de superfície com a Fragata "Liberal", a cerca de 100 Km ao largo do litoral de Saquarema-RJ. Durante o voo de afastamento do navio, em formatura tática, para a realização de um novo ataque, houve a colisão entre as aeronaves, com a provável ejeção do piloto e queda de uma delas no mar. As operações de busca e salvamento foram iniciadas imediatamente com o emprego de navios, aeronaves, além de lanchas de apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. A segunda aeronave conseguiu retornar e pousar, com segurança, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia-RJ. Até o momento, o piloto não foi encontrado. As buscas prosseguirão pelo período noturno com o emprego de navios e aeronaves."
Helicóptero faz buscas por piloto da Marinha no mar de Saquarema (Foto: Keila Silva Mota Cantanhede Nogueira / Internauta)Helicóptero participa das buscas pelo piloto (Foto:
Keila Silva Mota Cantanhede Nogueira)
A aeronave que caiu no mar é do modelo AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil. O outro caça envolvido na batida voltou com segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde ambos haviam saído.
Os aviões AF-1 Skyhawk foram comprados pelo Brasil do Kuwait, depois da Guerra do Golfo, e participaram de missões de combate da Operação Tempestade no Deserto no início de 1991. A Marinha do Brasil possui 23 exemplares do Skyhawk da versão A-4KU.
O projeto de mordenização das aeronaves, feito pela Marinha,incluiu o uso de equipamentos de ponta desenvolvidos com tecnologia brasileira.
Fonte: G1

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários