Preta Gil chega em delegacia para depor após ataques racistas

Plantão Ceará | 16:15:00 | 0 comentários

A cantora Preta Gil chegou no início da tarde desta terça-feira (26) para prestar queixa sobre os ataques racistas que sofreu na internet. O depoimento ia ser tomado na Delegacia de Repressão a Crimes de Internet (DRCI), na Cidade da Polícia, na Zona Norte do Rio de Janeiro. 
Preta Gil presta depoimento sobre ataques racistas que sofreu (Foto: Cristiane Rodrigues/G1)Preta Gil presta depoimento sobre ataques racistas
que sofreu (Foto: Cristiane Rodrigues/G1)
Ela estava acompanhada do marido Rodrigo Godoy, de uma advogada e do empresário. Preta Gil  publicou no Facebook um desabafo e disse ter sido "atacada" com "diversas mensagens de ódio" nesta segunda-feira (25).
Na saída, a cantora conversou com a imprensa. "Contei para a delegada como eu fiquei ciente dos ataques ontem (25) à noite, quando entrei na página do meu Facebook e vi uma série de ofensas a minha pessoa, com xingamentos e ataques racistas me chamando de macaca e falando que eu tinha que voltar para a senzala. Coisas absurdas que me chocaram. Fiquei muito nervosa no primeiro momento. E falando com advogados e amigos, eles me aconselharam a procurar a delegacia", disse Preta Gil.
"Haviam xingamentos com  hashtag. Eles disseram que agora eu teria que aturá-los. Acho que você tem que denunciar. Eu convivo com os "haters", mas nunca houve algo tão grave e nunca foi organizado com um monte de uma vez só. Vim aqui prestar a denúncia. E eles vão ser investigados. A delegada disse que hoje é possível achar essas pessoas. A maioria parece ser jovens e adolescente. E isso me deixa mais preocupada e triste porque a gente vê a violência instaurada hoje no mundo e como as redes sociais podem ser usadas de uma forma tão equivocada pelas pessoas", afirmou a cantora.
Ela lembrou ainda de outros casos de racismo: "Outras mulheres que sofreram isso são minhas amigas estiveram aqui e fomos fortes suficientes para estarmos aqui, denunciar e correr atrás dos nossos direitos. E vim principalmente para incentivar quem não tem visibilidade da mídia e sofre isso diariamente, não só virtualmente, mas verbalmente. Temos que denunciar para que a sociedade evolua. Temos que lutar para banir este tipo de preconceito e correr atrás dos nossos direitos. Racismo é crime. Infelizmente, se as pessoas não entendem que isso é um absurdo na sua educação e formação, que entendam pela lei e pela justiça", acrescentou.
Delegada vai pedir quebra de sigilo de 100 perfis
A delegada assistente da DRCI Fernanda Fernandes afirmou que vai pedir a quebra do sigilo de mais de 100 perfis do Facebook. "A vítima imprimiu alguns dos comentários e, com isso, será possível identificar os autores. A princípio a vítima não vai precisa voltar, aqui, só será chamada caso for necessário. Este tipo de crime aumentou nos últimos meses e a pena para  injúria por preconceito é de um a três anos de reclusão. O caso está sendo investigado", afirmou a delegada.
Preta Gil desabafou em rede social após ser alvo de preconceito na internet (Foto: Reprodução / Facebook)Preta Gil desabafou em rede social após ser alvo de preconceito na internet (Foto: Reprodução / Facebook)
Em postagem no Facebook na segunda-feira, Preta desabafou sobre o caso pela primeira vez. Ela disse que,  desde muito nova, sempre conviveu com o preconceito de "quem não aceitava ver filho de negro em uma escola particular, de quem não consegue aceitar que uma pessoa pode se chamar Preta".
"...Ontem fui atacada com diversas mensagens de ódio em minha pagina no Facebook; uns atacaram minha cor, meu trabalho, meu corpo, outros tentando fazer piadas de péssimo gosto apenas para tentar me denegrir ou magoar, eles assinaram todos os posts com uma # agiram em bando, são organizados e cruéis. SAIBAM esse tipo de ataque só me fortalece, eu conheço o meu VALOR !!!", escreveu a cantora em seu perfil.
Segundo a cantora, as pessoas que escreveram essas mensagens preconceituosas usam imagens "forjadas" para que o dono do perfil não seja reconhecido.
"São covardes, são pessoas vis, não sei quem são. Será que eu deveria não dar atenção ou querer me preocupar com isso? NÃO! Vou me defender em meu nome e de quem mais se sentiu ultrajado com essa verdadeira doença social. Essa epidemia de desamor e ódio que se alastra e atinge a todos. Estou cansada dessa impunidade, dessa onda de ódio, de gente que escreve o que quer para atacar a quem está quieto. Quero justiça!", disse Preta em sua rede social.
A assessoria de imprensa da cantora disse que ela irá registrar o caso na Delegacia de Crimes de Informática.
Cantora postou mensagens preconceituosas que foram escritas em sua rede social (Foto: Reprodução / Instagram)Cantora postou mensagens preconceituosas que foram escritas em sua rede social (Foto: Reprodução / Instagram)


Fonte: G1

Category: ,

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários