Cearenses relatam experiência de morar nos EUA durante onda histórica de frio

Plantão Ceará | 16:26:00 | 0 comentários


Há quase um ano e meio em Nova York, a jornalista Lisiane Linhares e o gerente regional de uma empresa de tecnologia da informação, Rafael Lopes, passaram por uma experiência inesperada em Nova York (NY): a temperatura mais baixa em 118 anos, -15,5ºC, segundo o tradicional jornal "The New York Times". O antigo recorde, de -14,4ºC, tinha sido batido em 1896.
 
O estado tem sido um dos principais atingidos pelo vórtice polar nos Estados Unidos, incidente climático em que o vento polar circular perde força e leva o ar para o sul, provocando neve e frio excepcionais para latitudes intermediárias. De acordo com a rede de TVCNN, já são 16 mortos.
Segundo Lisiane, os meios de comunicação têm sido a principal forma de contato com as autoridades, já que a recomedação é que as pessoas permaneçam em casa FOTO: Divulgação
 
Conforme a jornalista Lisiane Linhares, a sensação térmica chegou a -31ºC na manhã de terça-feira (8). Segundo ela, a prefeitura já estava se preparando para o clima frio e informou aos moradores de Nova York que havia convocado um comitê de emergência para minimizar os efeitos do vórtex polar nos serviços da cidade. Até um serviço gratuito de conserto expresso de aquecedores foi disponibilizado pela prefeitura de NY para que os moradores não passassem frio nas suas casas.

Os meios de comunicação são os principais canais de informação da população com as autoridades, já que a prefeitura pediu para que, quem pudesse, permanecesse em casa. "Agrupem-se, nova-iorquinos. Está bastante frio hoje. Por favor, fique dentro de casa o máximo possível e verifique se sua família e vizinhos estão em situação vulnerável. Se a sua casa tem aquecimento inadequado, ligue para 311 ou contacte 311 online. Se você suspeitar que uma pessoa está sofrendo de congelamento das extremidades ou hipotermia, ligue imediatamente para o 911 e leve-o para um local aquecido", escreveu a prefeitura de NY na sua página oficial do Facebook.

Arte: Mardônio Andrade
Metrô parou em Nova York
 
Rafael relatou que, apesar do preparo dos órgãos públicos, alguns trechos dos metrôs que passavam na superfície foram afetados e pararam por alguns momentos. "Muita gente teve que pegar linhas alternativas de metrô e trem por causa da neve nos trilhos", disse. Ele contou que, apesar do frio, os bombeiros ficam em estado de alerta pelo risco de princípios de incêdio que podem ser causados por aquecedores desregulados e fios desencapados que podem entrar em contato com a água das chuvas.
Cearense tem primeiras impressões
Há apenas um dia em NY para uma temporada de pós-graduação, o cearense Lucas Dantas já sentiu as consequências do frio. "Tem sido insuportável sair nas ruas. Ontem saí com cinco camadas de roupa", disse.
 
A previsão do tempo aponta aumento na temperatura de Nova York. No próximo sábado (11) os termômetros devem marcar 12ºC, e no domingo (12), 11ºC.
FONTE: Diário do Nordeste

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários