Sul-africanos fazem homenagem festiva em luto por Mandela

Plantão Ceará | 10:47:00 | 0 comentários


Milhares de sul-africanos se reúnem desde a madrugada da última quinta-feira (5) em diversos pontos do país em memória ao ex-presidente Nelson Mandela, que morreu aos 95 anos. O ambiente do luto é de celebração pela vida do primeiro mandatário do país após o regime do apartheid.

Corpo do ex-presidente foi retirado do local por volta das 3h da manhã, em Johannesburgo FOTO: Folhapress 

No bairro de Houghton, em Johannesburgo, centenas de pessoas colocaram velas e flores na frente da casa onde morreu o líder negro. O ambiente era de celebração, com gritos contra a segregação racial ou em homenagem a ele, cantados em coro pela multidão: "Viva Mandela!" ou "Longa vida a Mandela!"
O corpo do ex-presidente foi retirado do local por volta das 3h locais (23h em Brasília) e levado para o hospital militar de Pretória, onde será preparado para o funeral. No local, outro grupo também gritou palavras e expressões de agradecimento. 

A unidade de saúde teve a segurança reforçada. Os restos mortais do ex-presidente deverão ficar na cidade por três dias, antes de serem levados para Johannesburgo e para Qunu, aldeia natal de Mandela e onde o corpo será enterrado.
O clima de homenagem festiva também se repete na rua onde o ex-presidente morou noSoweto, gueto negro de Johannesburgo. A Vilakazi Street, que foi fechada pelas autoridades locais, recebeu velas e flores dos moradores da região, em sua maioria jovens, que elogiavam o ícone contra a luta racista.
Alguns deles levavam camisas e os rostos pintados com as cores do Congresso Nacional Africano, partido que foi liderado por Mandela e é o mesmo do atual presidente, Jacob Zuma. Um grupo cantava em zulu: "É o soldado de Umkhonto e não há ninguém como ele". 

Em frente à igreja Regina Mundi, um dos lugares símbolos da luta contra o apartheid, Sebastian, 35, que é padre no Soweto, agradeceu Mandela e afirmou que aconteceu o inevitável. "É um dia triste, mas podemos dar graças a Deus por seu trabalho em vida." 

O jornal "The Star", um dos principais do país, o chamou de "herói da humanidade" .

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários