Cidades do Ceará sofrem com falta d´água

Plantão Ceará | 15:54:00 | 0 comentários

Dois municípios do Ceará registraram problemas no abastecimento de água nos últimos dias. Em Camocim, um transformador de energia das bombas de distribuição de água está operando em baixa pressão acarretando falhas no abastecimento em alguns bairros. Já em Itapipoca, os dois açudes que abasteciam a cidade secaram e a adutora construída para levar água para a população estourou. 

Há dois dias o abastecimento de água em Camocim foi interrompido. A denúncia foi enviada através da ferramenta interativa VC- Repórter pela internauta Francisca Juliana Cordeiro Nascimento. A leitora afirma também que é comum haver falhas na distribuição de água na cidade, chegando a alguns dias a faltar água a partir das 7h da manhã.
Segundo Francisca Juliana, diversos domicílios localizados na Rua São Basílio, no bairro Boa Esperança, estão sofrendo com a falta de abastecimento "A situação está difícil, pois não há água nem para escovar os dentes ou cozinhar", destaca.
 
O Serviço Autônomo de Serviço e Esgoto (SAAE), responsável pelo abastecimento de água em Camocim, relata que há um problema com um dos transformadores da cidade, o que ocasiona baixa pressão e, consequentemente, falha no abastecimento. José Filho, superintendente do SAAE, afirma que a falta d´água atinge principalmente dois bairros, Apossados e Boa Esperança.
O superintendente do SAAE revela, ainda, que a previsão é de que um novo transformador seja instalado no próximo sábado (28). Segundo José Filho: "o novo aparelho deve resolver as falhas de distribuição, mas é preciso desligar o sistema de abastecimento para implantação do novo equipamento".

De acordo com o José Olavo, vice-prefeito de Camocim, o problema com o transformador vinha ocorrendo há cerca de 20 dias, pois a tensão chegava de maneira errada e não gerava potência suficiente para puxar água do solo e bombear para toda a cidade. O vice-prefeito diz ainda que o problema foi corrigido por volta das 12h desta quinta-feira (26).
Itapipoca também sem água
A adutora que abasteceria Itapipoca tem cerca de 30 quilômetros e foi construída para transpor água do açude Gameleira, mas ao ser acionada apresentou vazamento em diversos pontos. De acordo com moradores de Itapipoca, a cidade está sem água há duas semanas, pois o açudePoço Verde secou e o reservatório Quandú só consegue abastecer alguns bairros da sede.

Em entrevista à TV Diário, Léo Montezeuma da Superintendência das Obras Hidráulicas (Sohidra) disse que a empresa responsável pela construção da adutora faliu e outra companhia precisou ser contratada. O superintendente falou ainda que novas falhas podem ocorrer, por causa da extensão da adutora. “Estamos finalizando os serviços e começamos a operar. Uma adutora de 30 quilômetros deve apresentar algum tipo de problema”, ressalta. 
Fonte: Diário do Nordeste

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários