Shoppings da Capital vão gerar 6 mil vagas em 4 meses

Plantão Ceará | 11:35:00 | 0 comentários

A comprovação de qualificação e de escolaridade, segundo o Sine-IDT, faz a diferença na hora da seleção
Pelo menos seis mil empregos serão gerados nos shoppings de Fortaleza entre os meses de setembro e dezembro deste ano. A maior parte deles, em torno de cinco mil, se deve à inauguração de dois novos empreendimentos na cidade no próximo mês de outubro. O restante diz respeito à contratação de temporários pelas lojas de shoppings já em funcionamento, visando acompanhar o incremento das vendas de fim de ano.

Atualmente, existem, somente no Sine-IDT, 430 vagas de emprego disponíveis para os shoppings da Capital, sendo 250 para lojas de calçados FOTO: IGOR GRAZIANNO

De acordo com Antenor Tenório, coordenador de Intermediação de Profissionais do Sine-IDT, somente no órgão existem atualmente 430 vagas de emprego disponíveis para estabelecimentos localizados em shoppings da Capital, sendo 250 para lojas de calçados, 30 para a área administrativa de novos empreendimentos e 150 ocupações demandadas por lojistas dos novos shopping centers que estão por inaugurar.

"Nessa época do ano (entre agosto e a primeira quinzena de setembro), as lojas de calçados e confecções é que contratam em maior escala. Aqui (no Sine-IDT) temos 250 vagas só para sapatarias, mas que exigem ensino médio completo", ressalta.

No caso dos novos shoppings, ele antecipa que o Sine-IDT fechou parceria com um deles para preencher 30 ocupações para a administração do empreendimento, incluindo bombeiro, eletricista, manutenção, pedreiro, pintor e recepcionista. "As outras 150 vagas demandadas pelos lojistas contemplam diversas ocupações como encarregado de loja, encarregado de depósito, assistente de loja, repositor, operador de caixa, auxiliar de estoque, auxiliar de limpeza, fiscal de loja, conferente, vendedor e balconista".

Segundo Antenor Tenório, "boa parte das lojas (dos shoppings que serão inaugurados em outubro) ou a maior parte delas estão fazendo também um mix com funcionários que já trabalham em outras filiais, mesclando com novatos. Com isso acabarão surgindo vagas noutras filiais", explica.

Para o coordenador de intermediação de profissionais do Sine-IDT, ainda haverá um número mais significativo de contratações. "É claro que vai demandar bem mais que isso. Sem falar que eles (os empreendedores de shopping centers) não contratam só pelo IDT, mas também (contratam) diretamente. Nós ainda estamos em agosto. E as contratações, normalmente, só crescem a partir da segunda quinzena de setembro", afirma.. "De concreto, o que temos hoje são essas 430 vagas, mas a perspectiva para o varejo no fim do ano é, normalmente, de 1.500 a 2.000 vagas apenas para o comércio", estima.

Cadastro no Sine-IDT

Com o início da temporada de contratações de mão de obra para o fim do ano, os shoppings de Fortaleza, bem como outros estabelecimentos do comércio varejista da Capital, também contratam por meio de cadastros efetuados nas unidades do Sine-IDT. Antenor Tenório recomenda aos interessados para realizarem o quanto antes os seus cadastros no órgão.

"O que eu recomendo para quem está a procura de emprego é que vão logo a uma unidade do Sine-IDT e façam seu cadastro. Chegando o B-R-O-BRO vão surgindo vagas. E quem não estiver cadastrado será prejudicado", alerta Antenor Tenório.

No caso dos novos shopping centers, ele avisa que o processo seletivo está sendo realizado na unidade da Parangaba. "É importante comparecer com a documentação completa: carteira de trabalho, CPF, RG, comprovante de escolaridade, comprovante de endereço e currículo atualizado", diz. A comprovação de qualificação e de escolaridade, segundo o coordenador do Sine-IDT, faz a diferença na hora da seleção dos profissionais. "Hoje, a maior dificuldade que temos não é de conseguir vagas. Difícil é conseguir mão de obra dentro do perfil demandado pelo mercado: qualificada, com experiência e nível de escolaridade. Para ter uma ideia, a gente só tem aprovado 60% das vagas captadas, devido a esses três fatores", informa Antenor Tenório.

Mais de mil temporários
Mesmo com a economia menos aquecida e com os empresários mais cautelosos, a chegada do último quadrimestre do ano traz otimismo aos lojistas, que se preparam para alavancar as vendas do varejo. E a contratação de trabalhadores temporários faz parte da estratégia do setor para atender o crescimento do consumo no melhor período do ano para o comércio.

De acordo com a administração do Shopping Benfica, a expectativa é que sejam abertas 500 novas vagas de empregos temporários nas lojas do shopping até o fim de 2013, um incremento de 37% em relação ao atual quadro de funcionários.

No Shopping Aldeota, a gerente de Marketing, Magna Medeiros, espera que sejam criadas até 200 vagas no mesmo período. "Devemos ter um aumento de 150 a 200 contratações temporárias. Elas representam um incremento de aproximadamente de 30% a 40% dos contatados no shopping. Em relação ao ano passado teremos um acréscimo em torno de 2%", projeta.

No North Shopping Fortaleza, a expectativa é que cada lojista amplie seu quadro entre 20% e 80% do efetivo, dependendo do porte da loja, no período.

Com cerca de quatro mil pessoas trabalhando nas lojas do shopping, o Iguatemi prevê a contratação de mais de 200 temporários até dezembro. Conforme o gerente-geral do Iguatemi, Luiz Carlos Queiroz, a estimativa é que haja uma alta de 6% nesse número com a contratação de empregados temporários para os últimos meses de 2013.

Capacitação

Quem está procurando emprego e deseja aproveitar as oportunidades que surgem nos últimos meses do ano deve ficar atento a questões como capacitação e foco na carreira. "Para um profissional estar em condições de concorrer à vagas de emprego é preciso , entre outras coisas, definir seus objetivos pessoais e profissionais, elaborar um bom currículo, saber trabalhar em grupo e se comportar com ética e transparência nas entrevistas de emprego", destaca a diretora de Recursos Humanos da Fortaleza RH, Vivianne Mota. As empresas que vão contratar também precisam observar se os candidatos atendem ao perfil desejado. "s empresas devem analisar as qualidades e características pessoais e profissionais de cada candidato, tendo sempre em vista sua realidade empresarial", completa Vivianne. (AC)



Compensação
"O empresariado segue uma tendência de muita prudência na contratação de profissionais, devido ao cenário econômico. Mas os dois shoppings vão compensar esse momento de cautela"

Antenor TenórioCoordenador de Intermediação de Profissionais do Sine-IDT 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários