Obras de ampliação do Aeroporto Pinto Martins estão atrasadas

Plantão Ceará | 07:28:00 | 1 comentários

O prazo para o término da primeira fase da obra, que era dezembro deste ano, foi adiado para março de 2014
A menos de um ano da data prevista para a conclusão da primeira fase do projeto de ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, ainda restam mais de 70% das obras por serem realizados. Dados repassados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) dão conta de que apenas 27,23% das construções iniciadas em 4 de junho de 2012 foram executados até o dia 30 do mês passado.

Conforme a Infraero, apenas 27,23% da construção estão prontos Foto: Fabiane de Paula

Pronto, o aeroporto conta com parte da adequação do sistema viário - as vias de acesso ao embarque e desembarque - e tem em conclusão o pátio remoto, que terá aproximadamente 23,8 mil metros quadrados e "poderá receber, simultaneamente, quatro aeronaves tipo 737-800, uma aeronave 767-300 e uma do tipo 777-200".

Mas ainda faltam a construção de mais três pontes de embarque, uma nova estrutura para o desembarque, além do aumento dos balcões de check-in das salas de embarque e desembarque doméstico e internacional.

O projeto, que visa estruturar o terminal aeroportuário de Fortaleza para a Copa do Mundo de Futebol, tinha em dezembro deste ano a data limite para a conclusão da primeira etapa. No entanto, a demora no ritmo das obras fez com que o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, anunciasse o alargamento do prazo para março do próximo ano. Ele esteve em Fortaleza, visitando as obras, em maio deste ano.

Na ocasião, conforme o Diário do Nordeste noticiou, na edição do último dia três de maio, Franco recorreu até ao governador Cid Gomes para resolver o impasse com o sindicato da Construção Civil Pesada, para por fim à greve no canteiro de obras do Pinto Martins.

Greves e atrasos
Apesar da preocupação do ministro com as paralisações e o andamento da obra - a qual tinha apenas 12% concluídos há três meses -, a ampliação do aeroporto de Fortaleza contabiliza duas greves, desde o início das construções, até agora.

De responsabilidade do consórcio CPM Novo Fortaleza, as obras da primeira etapa da ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins estão orçadas em R$ 311,32 milhões. Os recursos são oriundos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Aumento das capacidades
A previsão, segundo o anunciado pela Infraero, é de que o terminal de passageiros do aeroporto de Fortaleza passe de 38,5 mil metros quadrados para 90,3 mil metro quadrados. A ampliação fará com que a capacidade de movimentação de pessoas a cada ano saltar de 6,2 milhões para 8,6 milhões.

O pátio de aeronaves também deve ter sua área ampliada, passando dos atuais 134,7 mil metros quadrados para 163,3 mil metros quadrados.

Ainda sem preços populares
Outra data adiada - e sem expectativa de definição - é a instalação da lanchonete popular no Aeroporto Internacional Pinto Martins. Depois da licitação arrematada pela empresa Amba Shopping Coffee Ltda., em julho, a Infraero informou que o vencedor iria iniciar a comercialização em agosto, mas solicitou uma alteração no layout do projeto.

De acordo com a assessoria da Infraero, "a alteração não estava de acordo com o licitado" e, por isso, foi encaminhada para a Regional Nordeste da Infraero, em Recife, para ser avaliada. De lá, "caso seja avaliado positivamente, o proprietário deverá pagar um aditivo e seguir com a instalação". Caso o projeto de mudança seja rejeitado, "ele (o proprietário) fica com o proposto desde o início da licitação".

O contrato prevê a operação da Amba Shopping Coffee com artigos cujos preços deverão ser menores que os cobrados nas demais lojas do terminal por 48 meses, em um quiosque que será construído próximo ao balcão de informações do aeroporto, localizado no primeiro piso do Pinto Martins.


ARMANDO DE OLIVEIRA LIMAREPÓRTER 
Fonte:DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

Um comentário:

  1. Se fosse um país sério tava todo mundo demitido.Como não é: O contribuinte paga conta. No passado éramos o país do presente.No Presente somos do futuro.E quando o futuro chegar seremos da eternidade. Acorda Brasil!

    ResponderExcluir