Festival homenageia os 40 anos da Unifor

Plantão Ceará | 07:45:00 | 0 comentários

A Universidade de Fortaleza sedia o evento há sete anos com a presença de músicos de diferentes países
Em sua 15ª edição, o Festival Eleazar de Carvalho reuniu um público estimado em 2 mil pessoas durante a programação. Músicos de diversos lugares do mundo tomaram as salas, teatro e jardins da Universidade de Fortaleza (Unifor), que sedia o festival há sete anos.

A 15ª edição do Festival Eleazar de Carvalho, encerrada ontem, reuniu um público estimado em 2 mil pessoas durante a programação FOTO: WALESKA SANTIAGO

Ontem, durante o concerto de encerramento, e diante de uma plateia de 500 pessoas, a organização do evento homenageou os 40 anos da Unifor.

O festival teve início no último dia 30 de junho e o público cearense pôde acompanhar a apresentação de orquestras, conjuntos de câmara, óperas, recitais, corais e bandas, além de oficinas e cursos promovidos pelo Festival Eleazar de Carvalho, uma realização da Fundação Edson Queiroz em parceria com a instituição mantida pela família do maestro, com o nome dele.

A direção artística do evento está a cargo de Sônia Muniz Carvalho, viúva de Eleazar de Carvalho. Professores, escolas e universidades de vários estados brasileiros e de outros países também participaram.

Para o tenor Fernando Portari, de 46 anos, 25 deles dedicados à arte, este é um momento ímpar para arte clássica. "Tive uma surpresa boa, ao ver o alto nível de execução da música, com pessoas compromissadas, assim você tem a certeza que eventos como este não serão eventuais, mas sim algo que já está estabelecido na agenda da cidade", ressaltou.

O maestro de canto lírico Pedro Heder Portari, 80, também ficou impressionado com a iniciativa e ressaltou a sua importância. "É a partir de eventos como este que iremos formar músicos para o mundo. Além do que a arte encurta distâncias".

Interação

Para o vice- reitor de Extensão da Universidade, Randal Pompeu, o momento do festival é uma oportunidade de interagir com um corpo docente renomado no cenário artístico brasileiro e internacional, além da possibilidade de conviver e de trocar experiências com alunos vindos de diversas partes do mundo.

"Vale ressaltar que, ao oferecer apresentações abertas e gratuitas, o Festival Eleazar de Carvalho contribui para a formação de público de música erudita, gênero nem sempre acessível ou difundido", frisou.

Um dos pontos altos do festival foi a realização do Concurso Jovens Solistas e Regentes, que deu aos vencedores a oportunidade de se apresentar como solistas. Em sua XV edição, o Festival Eleazar de Carvalho homenageou 200 anos de nascimento de Richard Wagner, Giuseppe Verdi, 90 anos de nascimento de Peter Mennin, 70 anos de nascimento de Almeida Prado, 50 anos de falecimento de Francis Poulenc e 20 anos de falecimento de Camargo Guarnieri.

O QUE ELES PENSAM
O que representa a realização do evento na Unifor?
"É motivo de muito orgulho ter a oportunidade de apoiar um Festival como este e de ter o Campus da Unifor cheio de música durante um período de férias. O Festival Eleazar de Carvalho é um evento completo de incentivo à música. Diante disto, a Unifor não poderia deixar de incentivá-lo e promover a revolução cultural no Estado"

Randal PompeuVice-reitor de Extensão da Universidade de Fortaleza (Unifor)

"A parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor) veio após algumas conversas com Airton Queiroz. Ele me fez enxergar que o lugar do Festival Eleazar de Carvalho é aqui dentro da Unifor. Uma instituição, que além de ser um cartão de visitas para o evento, nos dá um apoio cultural enorme, seja nos cedendo as dependências ou nos assessorando no que for preciso"

Sônia MunizDiretora artística do Festival 

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários