Castelão só perdeu para o Maracanã

Plantão Ceará | 08:09:00 | 0 comentários

Capital contabilizou 165.150 torcedores nos três jogos que recebeu no torneio, ficando atrás apenas do Rio
O total de ingressos comercializados nos três jogos realizados na Arena Castelão levou Fortaleza a ser a segunda cidade-sede com maior o número de entradas vendidas por pessoa na Copa das Confederações. De acordo com os dados extraídos das súmulas oficiais de cada partida do torneio da Fifa, 165.150 pessoas foram ao jogos na Capital nos dias 19, 23 e 27 de junho.

Partida entre Brasil e México registrou melhor público por aqui
Foto: Waleska Santiago


Os dados divulgados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) mostram que Fortaleza ficou atrás somente do Rio de Janeiro, com as 218.460 pessoas que foram ao Maracanã em três oportunidades (México x Itália, Espanha x Taiti e Brasil x Espanha). A lista em ordem decrescente é completada por Belo Horizonte (130.360) - Taiti x Nigéria, Japão x México e Brasil x Uruguai -, Salvador (119.025) - Nigéria x Uruguai, Itália x Brasil e Uruguai x Itália -, Recife (104.241) - Espanha x Uruguai, Itália x Japão e Uruguai x Taiti - e Brasília (67.423).

Em relação à média de público, a capital cearense desce uma posição entre as seis cidades-sede do evento-teste da Fifa. Isto porque o Distrito Federal, que só recebeu uma partida na competição (a abertura, com Brasil x Japão), ficou com a segunda colocação neste quesito, com 67.423 torcedores/jogo. Em primeiro, ficou também a capital fluminense e seus 72.820 pagantes por partida. Fortaleza (55.050) vem em seguida, acompanhada por Belo Horizonte (43.453), Salvador (39.675) e Recife (34.747).

Ocupação

Em termos de ocupação total de sua arena, a liderança ficou com Brasília. O estádio Nacional Mané Garrincha teve 99,13% de seus 68.009 lugares ocupados no primeiro jogo do evento. Na sequência, vieram Maracanã (99,03%) e Castelão (93,7%). Da quarta colocada em diante, nota-se uma grande diferença em relação às outras três. Talvez explicada pela presença de jogos menos atraentes, como Taiti x Nigéria, que deixou o Mineirão em último com 75,5% de ocupação. Em 4º e 5º, respectivamente, postulam Recife (81,09%) e Salvador (76,2%).

Autocrítica

O secretário especial da Copa no Ceará, Ferruccio Feitosa, afirmou que a organização da Copa das Confederações em Fortaleza "está de parabéns". Ele afirmou que não considera ter havido nenhum problema nos setores de responsabilidade do Governo do Estado e da Prefeitura. "O público de Fortaleza contagiou todo o País ao cantar o Hino (Nacional Brasileiro). O gramado do Castelão foi eleito como o melhor. Também tivemos a melhor acolhida, não foram registrados problemas no Aeroporto e o sistema de transporte funcionou bem", ressaltou o titular da pasta.

Porém, ao ser questionado sobre o que Fortaleza precisa melhorar para 2014, Ferruccio pontuou duas falhas de responsabilidade do setor privado. "O serviço nas lanchonetes do Castelão ainda é precário. A Anatel e as operadoras de telefonia móvel também precisam resolver o problema do sinal do celular. Ainda é impossível fazer ligação e usar a internet 3G", completou o secretário, acerca de problemas recorrentes na Arena.

SAIBA MAIS

Maior públicoComo não poderia deixar de ser, a finalíssima entre Brasil e Espanha do último domingo registrou o melhor público do torneio, com 73.531 pagantes no Maracanã

FortalezaNa Capital, o melhor desempenho ficou por conta do jogo da partida entre Brasil e México. Naquele dia, 19 de junho último, 57.804 torcedores pagaram ingresso para ver Neymar & Cia baterem os mexicanos por 2 a 0

O piorTambém mais que esperado era que o pior público ficaria com Taiti x Nigéria. A equipes se enfrentaram ante uma audiência no estádio de 20.187 pagantes. O Mineirão tem capacidade para 57.583

Blatter aposta em um "mundial maravilhoso"
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, admitiu ontem que "havia um grau de incerteza sobre o que poderia acontecer" com a Copa das Confederações por causa dos protestos nas ruas, mas disse que o país fará um Mundial "maravilhoso" no próximo ano.

Na entrevista coletiva realizada no Copacabana Palace, o cartola suíço se recusou a dar uma nota sobre a organização do torneio, encerrado ontem com a conquista do Brasil. "No início da competição, havia um grau de incerteza sobre o que ia acontecer por causa da inquietação social. Vimos agora que a inquietação vem serenando e aconteceu um evento extraordinário", afirmou Blatter.

Blatter não quis comentar as manifestações nas ruas contra o alto gasto governamental com a Copa do Mundo. "Não vou discutir o problema interno que o país está enfrentando".

Brasil volta ao top 10 do ranking de seleções
A conquista do tricampeonato consecutivo da Copa das Confederações, com a vitória por 3 a 0 sobre a Espanha, domingo, vai recolocar o Brasil no top 10 do ranking da Fifa.

A seleção, atualmente a 22ª do mundo, sua pior posição na história, deve aparecer em nono lugar na próxima edição da lista da entidade que dirige o futebol mundial, que será divulgada na próxima quinta-feira.

Segundo simulação feita no site da Fifa, o Brasil vai saltar de 872 para 1.095 pontos. Assim, deixará para trás três campeões do mundo batidos em junho: Uruguai, França e Inglaterra. O ranking ainda será liderado pela Espanha, seguida por Alemanha e Argentina.

A queda na Copa de 2010 e na Copa América 2011, somadas com a ausência nas Eliminatórias para 2014, fez com que o time caísse posições no ranking.

Após título, o foco é só a Copa 2014
A euforia e toda a festa pela conquista do título da Copa das Confederações não fazem mais parte da agenda do técnico Luiz Felipe Scolari, seus auxiliares e principalmente da maioria dos atletas que deixaram o Maracanã no último domingo com um currículo mais valorizado. Na oração, ainda no vestiário do estádio, Felipão disse que apenas uma etapa havia sido cumprida.

Jogadores ouviram da boca do técnico Felipão que o importante seria olhar para frente, pois a responsabilidade teria aumentado após o título FOTO: REUTERS
"O foco agora é a Copa do Mundo. Nossa responsabilidade aumentou muito", disse o técnico no momento em que agradecia o grupo pelo empenho durante o torneio. Foi o que contou o atacante Fred, à saída do Maracanã. "Ele (Felipão) estava muito emocionado, como todos nós, mas repetiu algumas vezes que no nosso trabalho tem que olhar para a frente, o negócio agora é a Copa".

Já antes da competição, partiu do próprio técnico o alerta de que a conquista da Copa das Confederações não pode servir para encobrir problemas que devem ser corrigidos até o ano que vem. Ele falava do aprimoramento tático da equipe e, com ênfase, da necessidade de mais privacidade para o grupo. Felipão tem carta branca na cúpula da CBF para escolher locais de concentração de sua equipe.

De volta à Granja

A reta final de preparação para a Copa vai ser feita em Teresópolis (RJ). É lá que fica a concentração oficial da CBF, na Granja Comary. O local passa por obras e deve estar pronto até o final deste ano.

A ideia de Felipão é levar a Seleção para a cidade 20 dias antes do início do Mundial.

Neymar é capa de diversos jornais

O jornal americano "New York Times" destacou a exibição do atacante Neymar na vitória por 3 a 0 sobre a Espanha que valeu o título da Copa das Confederações para o Brasil, no domingo, no Rio de Janeiro. "Ninguém vai mais subestimá-lo", publicou o periódico "NYT".

O camisa 10 foi destaque nos principais jornais do mundo após suas atuações pela Seleção Foto: Reuters

Na Espanha, o jornal esportivo "Mundo Deportivo", de Barcelona, também destaca o novo reforço do clube catalão: "Neymar se coroa", disse a manchete.

O "Sport", também de Barcelona, foi outro que exaltou o ex-atacante do Santos. "Campeão Neymar", destacou o jornal.

Já os dois principais jornais esportivos do país, o "Marca" e o "As", projetam uma revanche contra o Brasil no Mundial de 2014. Os dois periódicos usam a expressão "voltaremos" nas manchetes das edições de hoje.

Alan BarrosDa Redação Web 
Diário do Nordeste

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários