Projeto 'cura gay' é aprovado e Conselho Federal de Psicologia manifesta indignação

Plantão Ceará | 22:07:00 | 0 comentários

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) divulgou nesta terça-feira (18), nota em que "manifesta indignação" e critica a aprovação de projeto que permite aos psicólogos promover tratamento com o objetivo de curar a homossexualidade.

O projeto, de autoria do deputado João Campos (PSDB-GO), foi aprovado nesta terça na comissão de Direitos Humanos da Casa, presidida pelo deputado Marco Feliciano(PSC-SP). "O que aconteceu nesta tarde configura um episódio triste para a história brasileira, que enfraquece a luta pelos Direitos Humanos no Brasil e, consequentemente, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias", afirma trecho da nota, publicada pelo Conselho.

A entidade de classe diz que o debate do projeto foi marcado por uma "discussão truculenta e arbitrária", com baixa participação de congressistas. O conselho critica ainda a atitude "controversa" do grupo: "Ao invés de proteger as minorias, as perseguem".

O Conselho Federal de Psicologia lembra ainda que desde 1990 a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade do rol de doenças. "Faz-se ainda necessário repetir: não se trata de negar a escuta psicológica a alguém que queira mudar a sua orientação sexual, mas sim, de não admitir ações de caráter coercitivo e dirigidas pelo preconceito, como quando alguns psicólogos afirmam que a homossexualidade pode e deve ser "invertida'", diz a nota.



Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários