Linhas 9, 11 e 12 estão completamente paradas, segundo CPTM

Plantão Ceará | 14:13:00 | 0 comentários

Passageiros encontravam ônibus lotados e trânsito prejudicado por causa da greveAdriano Lima/Estadão Conteúdo
As linhas 11 - Coral (Luz-Estudantes) e 12 - Safira (Brás-Calmon Viana) pararam totalmente às 10h desta quinta-feira (13), segundo informações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A linha 9 - Esmeralda (Osasco-Grajaú) já estava completamente paralisada. A estação Júlio Prestes, da linha 8 - Diamante (Itapevi-Júlio Prestes), também não estava funcionando. A greve iniciada à 0h desta quinta-feira, atingia mais de um milhão de passageiros no início da manhã, de acordo com a assessoria de imprensa da empresa.
A operação Paese (Plano de Auxílio entre as Empresas em Situação de Emergência) foi ampliada e os ônibus circulavam entre as estações Corinthians-Itaquera do metrô e Guaianazes, entre Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Guaianazes e entre as estações São Miguel e Itaim Paulista e estação Tatuapé do metrô.
A empresa informou que conseguiu operar, no horário de pico, no Expresso Leste, entre Luz e Guaianazes, e na linha 12 entre as estações Brás e Engenheiro Manoel Feio. Mas, a partir das 10h, a operação foi alterada e funcionará da  seguinte maneira:
— Linha 7-Rubi opera entre as estações Luz e Jundiaí;
— Linha 8-Diamante opera entre as estações Itapevi e Palmeiras-Barra Funda;
— Linha 10-Turquesa será ampliada até a Estação Luz.
Por conta de greve, SPTrans reforça ônibus na capital
A operação Paese, com ônibus gratuitos, será mantida para atender a linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), que está paralisada. Os coletivos estão atendendo aos usuários entre as estações Pinheiros e Grajaú.
Falta de informação
A maior parte dos passageiros só soube da greve da CPTM hoje de manhã, quando chegaram à estação. Os usuários reclamaram da falta de organização para pegar o ônibus. Entre eles, a auxiliar administrativa Maria Gorete da Silva, de 38 anos.
— Se não bastasse a gente pagar caro na tarifa, ainda tem que aguentar uma coisa dessas. Está uma bagunça isso aqui.
Ela havia saído de casa, no Capão Redondo, às 6h45. Apenas às 8h20 conseguiu pegar o ônibus do Paese.
Justiça
A CPTM confirmou, por volta das 13h20, que as três linhas estavam completamente paralisadas e informou ainda que, como os sindicatos não cumpriram a decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho). A empresa acionará a Justiça.
De acordo com o TRT, o descumprimento da Ordem Judicial implicará na responsabilidade civil e penal prevista no artigo 15 da Lei 7.783/89, além de multa diária no valor de R$ 100 mil a ser revertida em favor do Hospital São Paulo, Hospital das Clínicas e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Em nota, os sindicatos afirmaram que "chegaram ao limite dos esforços para tentar negociar com a empresa".
Trânsito
A greve parcial da CPTM também prejudicava os motoristas que trafegavam pela capital paulista. Por volta das 10h, São Paulo registrou o quarto recorde de lentidão do ano com 123 km de congestionamento.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que a paralisação afetava principalmente a Radial Leste, a marginal Pinheiros e a avenida dos Bandeirantes. O rodízio foi suspenso na cidade nesta quinta-feira (13). Segundo a companhia, a medida foi tomada para compensar a greve parcial da CPTM.
Nova assembleia
O caos no transporte coletivo de São Paulo, provocado pela greve na CPTM, deve se estender ao longo da tarde desta quinta-feira. Os ferroviários vão se reunir em nova assembleia, a partir das 14h, para decidir se mantêm o movimento. A paralisação foi anunciada após assembleia nesta quarta-feira (12) em que a categoria rejeitou a proposta do governo, que incluía reajuste salarial de 8,56%.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários