Em Belo Horizonte, manifestantes também protestam contra gastos públicos da Copa

Plantão Ceará | 18:27:00 | 0 comentários

Milhares de pessoas participaram de protesto na tarde desta segunda-feira  (17) nas ruas de Belo Horizonte.
Os manifestantes aproveitaram o jogo da Copa das Confederações entre Taiti e Nigéria, iniciado às 16h, na Arena Mineirão, para criticar a política brasileira, a corrupção, os gastos públicos com as obras para as Copas das Confederações e do Mundo, em 2014, além de protestar contra o preço do transporte público e a violência registrada em São Paulo, na semana passada.
Segundo líderes do movimento, 18 mil pessoas participam da caminhada. A Polícia Militar (PM) estima que sejam 10 mil participantes. A concentração do protesto teve início na Praça 7, no centro da capital.
manifestação está ocorrendo simultaneamente em várias outras cidades do país, como em São Paulo, Natal, Belém, Campinas, no Rio de Janeiro, em Florianópolis e em Brasília.
Os manifestantes estão se dirigindo ao Mineirão. A PM está no entorno do local, viaturas acompanham o trajeto dos manifestantes, e não há registro de conflitos. A orientação é os policiais pararem os manifestantes antes que cheguem ao estádio.
O grupo deve se juntar a outra manifestação, feita por policiais civis e professores, organizada pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE-MG).
Em comum, os dois protestos são contrários à decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que acatou pedido do governo estadual, na última quinta-feira (13), proibindo manifestações que fechem ruas e prejudiquem o trânsito em Minas Gerais.
A proibição, segundo o governo, "se estende a todo e qualquer manifestante que tente impedir o trânsito normal de pessoas e veículos, bem como o funcionamento regular de serviços públicos estaduais, apresentação de espetáculos e outros eventos esportivos culturais".
A abertura da Copa das Confederações, no último sábado (15), em Brasília, foi marcada por protestos que criticaram as exigências feitas pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), os gastos públicos envolvidos na organização do evento, a corrupção e a ação da Tropa de Choque contra os manifestantes, que resultou em 29 pessoas detidas.
Ontem (16), durante o jogo Itália x México, a polícia também usou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a manifestação.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários