Testes preliminares indicam que Pablo Neruda tinha câncer em estágio avançado

Plantão Ceará | 13:56:00 | 0 comentários


No Chile, os testes preliminares feitos nos restos mortais do poeta Pablo Neruda (morto em setembro de 1973) mostraram que ele sofria de câncer de próstata em estado avançado. A conclusão inicial é de analistas forenses chilenos. Vencedor do Prêmio Nobel, Neruda morreu duas semanas depois do golpe militar liderado pelo general Augusto Pinochet (1973-1990).
Os restos mortais de Neruda foram exumados depois que seu ex-motorista e assistente Manuel Araya disse que o poeta havia sido envenenado por agentes de Pinochet. Até o momento, as descobertas parecem sustentar a tese oficial: Neruda morreu de causas naturais.
Representantes do Partido Comunista Chileno, no entanto, consideram essas conclusões ainda insuficientes. Os restos mortais do poeta foram exumados no último dia 8 de abril. As escavações foram feitas em um dos pátios da casa-museu do poeta no Balneário de Isla Negra.
As investigações começaram há dois anos, com base em alegações do Partido Comunista, ao qual Neruda pertencia, e do ex-motorista, de que ele foi envenenado quando passou mal e foi levado para a Clínica Santa Maria, em Santiago.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários