Proporção de consumidores com contas em atraso atinge pior resultado dos últimos 10 meses em Fortaleza

Plantão Ceará | 14:55:00 | 0 comentários


A proporção dos consumidores com dívidas em atraso em Fortaleza atingiu neste mês de maio o pior resultado nos últimos dez meses. Um total de 18,4% do consumidores na Capital estão com pelo menos alguma parcela em atraso.
Os dados são da Pesquisa do Perfil de Endividamento do Consumidor de Fortaleza, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), ligado a Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE).

Tempo médio de atraso caiu de 55 para 50 dias FOTO: NEYSLA ROCHA

A proporção dos consumidores com contas ou dívidas em atraso teve leve aumento de 2,7 pontos percentuais, passando de 15,7, em abril, para 18,4% em maio, ultrapassando a média dos últimos doze meses (16,9%).
A maior contribuição para o crescimento veio dos grupos de consumidores do gênero feminino (+3,9 pontos percentuais), com idade entre 25 a 34 anos (+3,8 pontos) e renda familiar inferior a cinco salários mínimos (+3,2 pontos). 
O tempo médio de atraso caiu de 55 dias para 50 dias, sendo que, em maio, 39,7% dos entrevistados relataram estar nessa condição por até trinta dias.
O economista Alex Araújo explica que a alta taxa de consumo em Fortaleza foi o que contribuiu para esse alto percentual. As promoções do início do ano, a comemoração do Dia das Mães e a redução de impostos para alguns bens de consumo duráveis têm estimulado o consumidor a se endividar.
"Nesses últimos meses, o nível de consumo não caiu, diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores. No início do ano, os consumidores costumam comprar menos, mas isso não aconteceu dessa vez", esclarece.
Em comparação com igual período do ano passado, porém, a taxa caiu 0,9 ponto percentual. De acordo com o economista, em 2012, essa época coincidiu com intensa compra de veículos motivada pela redução do  Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), justificando alta taxa. "Mas nesse ano, o alto consumo tem se concentrado num grupo de produtos diferentes", acrescenta.
63,8% dos fortalezenses estão endividados
A pesquisa também  revela que 63,8% dos consumidores da capital cearense possuem algum tipo de dívida.  O resultado está 1,3 pontos percentuais abaixo do verificado em abril de 2013 (65,1%).
Os instrumentos de crédito mais utilizados pelos consumidores são: (a) cartões de crédito, citados por 77,5% dos entrevistados; (b) o financiamento bancário (veículos, imóveis etc.), com 14,7%; (c) os carnês e crediários, com 9,7%; e (d) os empréstimos pessoais, com 8,9% das respostas. O financiamento bancário e os empréstimos pessoais têm apresentado crescimento constante nos últimos meses, contribuindo para a elevação da taxa geral de endividamento.
Em 46% das respostas O consumidor utilizou o crédito para a compra de itens de alimentação. O restante se dividiu entre os  eletroeletrônicos (35,3%); artigos de vestuário  (36,5%); e a realização de despesas de educação  e saúde (21,0%).
O valor médio das dívidas é estimado em R$ 1.134 e prazo médio de sete meses, comprometendo 29,2% da renda familiar dos consumidores com o seu pagamento.
Inadimplência cresce
A taxa de inadimplência potencial, ou seja, a proporção de consumidores que não terão condições financeiras para honrarem seus compromissos, aumentou 1,1 pontos percentuais, passando de 4,4%, em abril, para 5,5% em maio.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários