Barraca Vila Galé é atingida por incêndio

Plantão Ceará | 08:12:00 | 0 comentários

As chamas atingiram a parte superior da barraca, que deverá ficar fechada por tempo indeterminado

Uma barraca de praia pegou fogo na noite do último sábado, na Praia do Futuro (Zona Leste da Capital). O incêndio começou por volta das 21 horas, na Barraca Vila Galé, que integra a estrutura de lazer do Hotel Vila Galé. As chamas só foram debeladas pelo Corpo de Bombeiros no início da madrugada de ontem. Não houve feridos, embora o estabelecimento estivesse funcionando no momento do sinistro.

As chamas se alastraram rapidamente e foi necessário o trabalho de seis viaturas dos bombeiros para controlar o incêndio Foto: Alex Costa

Neste domingo, quem procurou a barraca deparou-se com um aviso de que o estabelecimento estava fechado por tempo indeterminado. Hóspedes do Hotel Vila Galé e frequentadores foram orientados a procurar outras barracas para aproveitar o dia de sol forte. A reportagem do Diário do Nordeste tentou contato com a administração da barraca, mas ninguém quis se pronunciar sobre o incêndio.

A causa do sinistro não foi informada pelo Corpo de Bombeiros. Contudo, acredita-se que o tenha sido provocado por um curto circuito no sistema elétrico, uma vez que o fogo alastrou-se por toda a parte superior do estabelecimento. Uma perícia do Instituto de Criminalística (IC) vai apontar o que teria provocado as chamas.

Funcionários de barracas próximas, que não quiseram se identificar, disseram à reportagem ter ouvido de trabalhadores da "Vila Galé" que o fogo começou no teto sobre o palco pouco depois que uma banda começou a tocar na noite de sábado. Rapidamente, as chamas tomaram todo o teto de piaçaba, material altamente inflamável.

Inicialmente, apenas uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada para fazer a contenção das chamas. Posteriormente, outras cinco viaturas com efetivo maior de bombeiros foram chamadas para auxiliar no controle do fogo, que ameaçava alastra-se por toda a barraca. Houve um princípio de tumulto para a evacuação do espaço, onde estavam cerca de 70 pessoas, contando com funcionários e clientes.

Orientações
De acordo com a presidente da Associação dos Empresários de Barracas da Praia do Futuro, Fátima Queiroz, a entidade reúne os associados a cada 90 dias e repassa informações sobre a importância da manutenção elétrico-hidráulica preventiva. Ênfase especial é dada os cuidados com a parte elétrica das barracas, uma vez que a maioria delas utiliza palha o piaçaba como cobertura, materiais de fácil combustão.

Fátima Queiroz destaca que a associação não tem poder de fiscalizar as condições de funcionamento das barracas. Mas, assegurou que a maioria dos estabelecimentos que opera na Praia do Futuro dispõe de equipamentos básicos contra incêndios. Entretanto, reconhece que há barracas que não estão devidamente equipadas para o combate preventivo e não dispõem de brigadas de incêndio.

O último grande sinistro numa barraca da Praia do Futuro havia ocorrido em janeiro de 2007, quando as chamas destruiram completamente a Barraca Ocean Beach (depois Lounge Beach), uma das mais luxuosas instaladas naquela parte da orla de Fortaleza. Na ocasião, também não houve feridos.

Fernando BritoRepórter 

FONTE: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários