Projeto capacitará três mil autônomos

Plantão Ceará | 07:47:00 | 0 comentários


Hoje, terão início as aulas de capacitação destinadas a trabalhadores autônomos informais de Fortaleza. A estimativa é atender três mil empreendedores e pessoas das comunidades, que estarão estudando assuntos como Empreendedorismo, Plano de Negócios, Legislação, Relação Preço/Custo, Plano de Vendas, Processos Administrativos, Inovação, Crédito e Economia Criativa.
As oficinas de capacitação presencial fazem parte do programa “Eu Empreendedor, Eu Empreendedora”, realizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), por meio do Grupo de Apoio ao Investimento Social (GAIS). O programa vem sendo realizado desde 2012 e, para este ano, a meta é atender seis mil empreendedores. Segundo o coordenador de Empreendedorismo da STDS, Fernando Cordeiro, estão sendo investidos R$ 1,069 milhão no projeto, que conta com uma estrutura que inclui a formação, a formalização e o acompanhamento técnico dos participantes, além da disponibilidade de formação à distância oferecida.
O projeto conta com professores nos Polos de Atendimento ao Empreendedor Individual do Conjunto Ceará, José Walter, Parque São José, Lagamar e Mucuripe, que levarão ensinamentos aos participantes sobre como melhor administrar seu negócio. “Um dos pilares do projeto é a capacitação, formalização e consultoria social. Esta fase de capacitação está sendo iniciada agora”, Informa a coordenadora do projeto, Sandra Venâncio.
Conforme Sandra, as pessoas que estarão participando é uma livre demanda. “São 13 temas em que elas irão participar daqueles que acharem interessantes. Nós estamos iniciando, na próxima semana, uma capacitação piloto, para que possamos avaliar e implementar. Daqui pra frente, temos uma meta de três mil capacitações a realizar, então a gente precisa avaliar esse início”, destacou a coordenadora.
FUNCIONAMENTO
Nos cinco bairros, as capacitações presenciais em gestão empreendedora acontecem nos dias 9, 11, 15, 16, 17, 18 e 19, das 8h às 12h, com módulos de Empreendedorismo, Plano de Negócios, Legislação, Relação Preço/Custo, Plano de Vendas, Processos Administrativos, Inovação, Crédito e Economia Criativa. Cada módulo tem 4 horas/aula. Em maio e junho, outros dez bairros serão contemplados, totalizando 134 oficinas.
Além das capacitações, os trabalhadores autônomos já estão recebendo consultoria social, realizada por 30 profissionais especializados, que, ao fim do programa, irão atender 100 empreendedores individuais, cada, através de três visitas ao ambiente de negócio do empreendedor. O objetivo do programa “Eu Empreendedor, Eu Empreendedora” é promover, até o fim de junho, ações de formalização, capacitação, consultoria e acesso ao crédito aos três mil trabalhadores inscritos.
As ações de formalização, capacitação, consultoria social e acesso ao crédito por meio do Programa “Eu Empreendedor, Eu Empreendedora” fazem parte da ampliação e consolidação da integração da Política de Empreendedorismo desenvolvida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS em articulação com as demais ações governamentais do Estado e aliada a Política Nacional de Empreendedorismo.
As inscrições são feitas nos locais onde serão realizados os cursos, sendo abertas 30 inscrições por polo, para facilitar o atendimento aos interessados. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Grupo de Apoio ao Investimento Social – GAIS (Av. Senador Virgílio Távora, 1701, sala 701), através do telefone (85)-3242-5301 ou pelo e-mail contatogais@gmail.com. Tanto as inscrições como a participação dos alunos interessados são gratuitas.
Serviço
Oficinas de Capacitação em Gestão Empreendedora - Período: Dias 9, 11 e 15 a 19 de abril de 2013, das 8h às 12h.
  Locais:
1) Centro de Inclusão Tecnológica e Social (CITS) Conjunto Ceará (Rua 1111, 10, 4a Etapa do Conjunto Ceará, telefone: (85)-3259-4563);
2) CITS José Walter (Avenida K, 330, 1a Etapa do Conjunto José Walter, telefone: (85)-3291-3545);
3) CITS Parque São José (Rua Cônego de Castro, 3955, Parque São José, telefone: (85)-3101-3002);
4) CITS Lagamar (Rua Monte Cristo, 191, Aerolândia, telefone: (85)-3454-1706);
5) CITS Mucuripe (Rua do Entardecer, 160, Mucuripe, telefone (85)-3101-1552).

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários