Dupla explosão deixa pelo menos três mortos na Maratona de Boston

Plantão Ceará | 09:40:00 | 0 comentários

A suspeita é de ação coordenada, o que faria deste o ato terrorista mais grave nos EUA desde 11 de setembro
Boston. Os corredores da Maratona de Boston, uma das mais tradicionais do mundo, estavam chegando ao fim da prova quando uma bola de fogo e fumaça subiu atrás dos espectadores e de uma fileira de bandeiras que representam os países participantes, segundo um vídeo do local do incidente. Outras imagens mostraram manchas de sangue no chão e várias pessoas caídas.

Nem a polícia de Boston nem o FBI haviam recebido denúncias sobre um possível atentado no evento com a participação de corredores de 96 países Foto: Reuters


As duas explosões deixaram ontem pelo menos três mortos e mais de cem feridos quando os atletas cruzavam a linha de chegada, o que uma autoridade da Casa Branca disse que será tratado como um “ato de terror”. O FBI informou que a investigação do caso é criminal, mas que tem "potencial de ser uma investigação terrorista".

A primeira explosão aconteceu pouco antes das 14h50 (15h50 de Brasília), a metros da linha de chegada, na rua Boylston. A segunda explosão, a 80 metros dali, aconteceu dez segundos depois da primeira. A suspeita é de uma ação coordenada, o que faria deste o ato terrorista mais grave nos Estados Unidos desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

O Hospital Geral de Massachusetts estava tratando 29 pessoas feridas, oito delas em estado grave. De acordo com a rede internacional CNN, há 132 pessoas feridas - incluindo oito crianças. Já o “Boston Globe” diz que esse número é de 140.

Pelo menos uma hora depois das explosões, houve um incêndio na Biblioteca Presidencial John F. Kennedy, a cerca de 8 quilômetros da linha de chegada da maratona, mas ninguém ficou ferido no local.

O comissário de polícia Ed Davis afirmou em entrevista coletiva que autoridades não estavam certas se o incêndio, possivelmente iniciado por um artefato incendiário, estava relacionado com as explosões na maratona, que é disputada desde 1897.

Pavor
O canadense Mike Mitchell, que havia acabado de concluir a corrida, disse que olhou para trás ao cruzar a linha e viu uma “enorme explosão”, provocando uma coluna de fumaça que se ergueu a 15 metros. Segundo ele, as pessoas começaram a correr e gritar. “Todo mundo enlouqueceu”, afirmou. Ambulâncias chegaram ao local em poucos minutos, e o trânsito foi interditado. 

Atletas e espectadores eram vistos chorando e se consolando. “Sangue em todo lugar, vítimas retiradas em maca. Vi alguém que perdeu a perna, as pessoas estão chorando”, relatou pelo Twitter Steve Silva, repórter do jornal Boston Globe.

Testemunhas das explosões relatam que muitas pessoas tiveram as pernas arrancadas durante o possível atentado. Os primeiros colocados já haviam completado a corrida, mas muitos corredores ainda chegavam e diversos espectadores estavam no local. 

Roupen Bastaijan, 35, um policial de Rhode Island que participava da maratona, havia acabado de cruzar a linha de chegada quando ouviu a explosão. “Comecei a correr em direção à explosão. Havia pessoas espalhadas pelo chão. Começamos a fazer torniquetes (nos feridos) e a amarrar pernas... (havia) muitos amputados. Ao menos 25 ou 30 estavam sem ao menos uma perna, ou sem o tornozelo, ou sem as duas pernas”, conta o policial. 

A Associated Press informou que as autoridades estavam ajudando atletas feridos a deixar o local e espectadores, muitos dos quais sangrando, estavam sendo levados para a tenda médica que o evento havia montado para atender os corredores. 

A organização da prova tentou isolar a área. Segundo relatos no Twitter, corredores estavam usando uma avenida paralela à do traçado, a Commonwealth Avenue, para completar o percurso. Cerca de 500 mil espectadores presenciavam o evento, que ocorre durante um feriado local, o Dia dos Patriotas. 

Prova tradicional
A corrida em Boston é a maratona anual mais antiga do mundo, tendo sido realizada pela primeira vez em 1897, e se encontra em sua 117ª edição. Ela acontece na terceira segunda-feira do mês de abril, um feriado estadual em Massachusetts. 

As explosões aconteceram quatro horas após o início da prova masculina, pouco depois do anúncio dos vencedores. Às 14h57, o restante da prova foi suspenso - 17,5 mil corredores já tinham finalizado a corrida, enquanto cerca de outros 6.000 ainda corriam. A prova teve a participação de atletas de 96 países.

Menino de 8 anos está entre vítimas
Criança abraça-se com o pai após assustar-se com as explosões, ontem, no ponto final da maratona de cerca de três horas realizada na cidade FOTO: REUTERS
Um menino de 8 anos é uma das três pessoas que morreram nas explosões ocorridas ontem, em Boston. A informação foi confirmada pela imprensa americana. Ainda não havia dados sobre a identidade das outras vítimas até o fechamento desta edição.

Diversos pontos de Boston foram fechados na tarde de ontem nas primeiras horas após as explosões.

Logo depois das explosões, o hotel mais próximo, que serve como base para a organização da maratona, foi interditado. Informações do jornal "New York Post" dão conta de que ao menos uma das explosões aconteceu no lobby do hotel Fairmont.

Divergências
Há divergência entre os diferentes meios de comunicação, mas ao menos um hotel, em outro ponto da cidade, também foi fechado - segundo a CNN, foi o Mandarin Oriental e, segundo o jornal "Boston Globe", o Lenox Hotel.

Mesmo antes de qualquer confirmação sobre a origem das explosões, a agência americana de aviação, a FAA, mandou fechar o espaço aéreo na praça atingida ontem. A administração federal de aeroportos dos EUA (FAA) chegou a fechar o aeroporto da cidade para pousos e decolagens, mas ele foi reaberto cerca de 50 minutos depois.

Hotéis da cidade estavam repletos de turistas e corredores. A resposta às bombas foi bastante rápida porque dezenas de ambulâncias já ficam tradicionalmente instaladas perto da linha de chegada da maratona.

Sem contato
Telefones celulares ficaram sem sinal por boa parte da tarde por excesso de uso. Correram boatos de que a polícia teria pedido o bloqueio pela suspeita de que as bombas teriam sido detonadas à distância, mediante aparelhos eletrônicos. Diversos edifícios foram evacuados na cidade, e centenas de voos ao aeroporto de Boston foram cancelados.

Pânico nas ruas
Choro e consolo 
Mulheres são consoladas por um rapaz, após o susto causado pelo estrondo das bombas nas ruas de Boston. 

Todos os anos, centenas de milhares de pessoas acompanham ao vivo a Maratona, e a maior concentração acontece perto da linha de chegada.

Fotos: Reuters
Prevenção
Antes de um jogo de hóquei, torcedores são revistados. A segurança foi reforçada em aeroportos e locais públicos como estádios em cidades, como Nova York, Washington e Los Angeles.

No Centro de Eventos 
Policiais se misturam a corredores momentos após as explosões. A Maratona de Boston é tradicionalmente realizada no Dia dos Patriotas, a terceira segunda-feira de abril. A corrida começa na localidade de Hopkinton, Massachusetts, e termina na praça Copley, em Boston. Anualmente o evento atrai cerca de 20 mil participantes. 

FONTE: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários