Cearenses captam 33 mil vistos para os EUA em 2 anos

Plantão Ceará | 07:26:00 | 0 comentários

No País, no 1º trimestre deste ano, a emissão de vistos em Recife teve queda de 22,5% ante igual período de 2012

No Ceará, a busca dos cidadãos para entrar em território norte-americano vem sendo expressiva. De 1º de janeiro de 2011 a 31 de março de deste ano, o Consulado dos Estados Unidos, em Recife, emitiu cerca de 188 mil vistos. Deste total, cerca de 33 mil (17,5%) foram enviados a residentes do Estado.

Viajar aos Estados Unidos continua sendo um dos sonhos de muitos cearenses, sobretudo, visitar um dos parques da Disney, fazer compras em Nova York e Miami ou ir a um cassino em Las Vegas foto: divulgação

Queda no País no trimestre
Em âmbito nacional, no primeiro trimestre de 2013, a emissão de vistos naquele consulado apresentou queda de 22,5% em relação a igual período de 2012.

De janeiro a março do ano passado, foram expedidos 24.759 documentos, número que passou para 19.179 nos três primeiros meses deste ano. Apesar do decréscimo, a demanda ainda é considerada alta e deve crescer nos próximos meses.

Demanda
Segundo informações do consulado, a procura pelo documento triplicou desde 2006 no Brasil, e o aumento vem sendo constante. Em 2012, por exemplo, a Embaixada dos EUA e os consulados processaram 1,1 milhão de vistos, 18,2% a mais do que o total de 2011, quando foram contabilizados 930 mil.

“De agosto de 2011 a maio de 2012, o volume de solicitação de visto no Brasil foi artificialmente inflado, porque os consulados e a embaixada estavam com um número muito grande de pedidos acumulados (backlog), que geraram até quatro meses de espera para o agendamento de uma entrevista”, afirma o chefe adjunto da Seção Consular, Richard Morris.

De acordo com ele, por meio de mutirões e da contratação de novos funcionários, todos os pedidos acumulados foram atendida e zerados, o que resultou na forte queda do tempo de espera por agendamento. 

Solicitação
Para solicitar a emissão do visto, é preciso preencher o formulário online DS-160, disponível no site ceac.state.gov/genniv. Acesse a página de agendamento usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/ss_country_welcome ou ligue para o call center. 

Agende sua visita ao Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV) e, caso necessário, sua entrevista no consulado/embaixada. Em seguida, forneça o endereço para onde seu passaporte será enviado após a entrevista ou escolha retirá-lo no CASV.

Entrevistas
Não precisam ser entrevistados cidadãos brasileiros com até 15 anos ou com idade igual ou superior a 66 anos, que estão requisitando um visto de turismo ou negócios (B2, B1/B2) e nunca tiveram pedido de visto recusado anteriormente; portadores de visto válido ou expirado em até 48 meses, com validade máxima (5 ou 10 anos).

Quem necessita passar por entrevista deve comparecer ao CASV para a coleta dos dados biométricos. 
Depois, deve ir ao consulado/embaixada para a entrevista. A orientação é que a pessoa chegue não mais que 15 minutos antes da hora marcada. Com o visto aprovado, o passaporte chegará ao endereço fornecido em, aproximadamente, 10 dias após a entrevista.

Raone SaraivaRepórter




Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários