Campanha contra gripe é iniciada no Ceará

Plantão Ceará | 09:45:00 | 0 comentários


Ontem teve início a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Fortaleza. A Campanha será realizada no período de 15 a 26 de abril, sendo o dia 20 de abril a data de mobilização nacional, mais conhecido com o Dia D, seguindo o cronograma publicado pelo Ministério da Saúde.
Com o slogan: “Quem se lembra da vacina se protege da gripe”, a meta é imunizar 80% dos grupos prioritários para a vacinação, cerca de 421 mil pessoas – entre elas adultos com 60 anos ou mais, crianças menores de dois anos de idade, gestantes, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para apoiar as ações de mobilização da população e preparação das equipes de saúde, o Ministério da Saúde está repassando R$ 24,76 milhões aos Estados e municípios. Para o Ceará, o Ministério informou o repasse de R$ 1,1 milhão.
MOBILIZAÇÃO
No Ceará, a meta é vacinar, durante a campanha, 80% da população alvo de 1.567.976 pessoas. São 192.914 crianças de seis meses a menores de 2 anos, 121.978 trabalhadores de saúde, 96.457 gestantes, 15.856 puérperas até 45 dias após o parto, 21.915 indígenas, 924.727 idosos a partir de 60 anos, 178.930 portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como obesidade e transplantados, e 15.200 presidiários. O Estado receberá 1.716.940 doses da vacina.
Serão mobilizadas 27.180 pessoas e 2.010 veículos para garantir ampla cobertura de vacinação nos 1.900 postos fixos e 1.350 postos volantes. Estarão à disposição da população as unidades de saúde com sala de vacina, instituições de idosos, hospitais e postos volantes. Equipes também oferecerão vacina em domicílio para as pessoas impedidas de se deslocar até um posto de vacinação.
Durante a campanha serão oferecidas as vacinas Trivalente, contra Influenza B (Sazonal), Influenza A (H3N2) e Influenza A (H1N1); Pneumococo 23 valente, contra doenças invasivas causadas pelo pneumococo para pessoas institucionalizadas e acamadas; Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 29 anos; e dupla adulto, contra difteria e tétano.
RECOMENDAÇÕES
A coordenadora de imunização do município de Fortaleza, Regina Helena Peixoto, faz algumas ponderações acerca das vacinas.
“É importante que as pessoas portadoras de doenças transmissíveis ou infecciosas não tomem a vacina neste momento, porque a doença pode agravar e poderão associar à vacina, e isso é negativo pra gente”, ressalta. Segundo a coordenadora, nesses casos, a vacinação não é realizada, bem como nos casos de pessoas que tenham alergia a ovo. “Nós evitamos fazer a vacinação em pessoas que têm alergia severa ao ovo - tipo choque anafilático, quando da ingestão de ovo. Para estes casos é contra-indicado”, observa Regina.
Ela lembra, ainda que é importante que as pessoas, ao irem aos postos de saúde, levem seus cartões de vacinação, “porque, se tiver alguma vacina em atraso, a gente também oferece as outras vacinas”, pontuou.
IMPORTÂNCIA
Com a vacina, o número de hospitalizações por pneumonias pode reduzir de 32% a 45%, e de 39% a 75% da mortalidade global, segundo pesquisas. Entre os residentes em lares de idosos, ela pode reduzir o risco de pneumonia em 60%, além do risco de internação (50%) e morte (68%). “Aqui em Fortaleza, uma pesquisa foi feita, onde se constatou a redução de 60% das internações por pneumonia, principalmente entre as crianças e idosos”, destacou Regina Peixoto.
O representante comercial Alfredo Arraes afirma sua pontualidade quanto às vacinações. “Todo ano eu tomo essa vacina e faço questão de ser um dos primeiros, justamente para tentar me resguardar de qualquer problema”, afirma. Segundo ele, desde que iniciada, em 1999, ele comparece aos postos anualmente. Ao falar de benefícios, Arraes não deixou dúvidas: “Eu tenho observado que não gripei mais, assim como minha esposa também”.
SOBRE A DOENÇA
A influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral e de interesse da saúde pública no Brasil. Apresenta potencial risco para levar a complicações grave e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para tais complicações, como os adultos com mais de 60 anos de idade ou mais, as crianças menores de dois anos de idade, gestantes, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
Os sintomas mais comuns da doença são calafrios e febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal estar. Em casos mais graves, causa pneumonia, que pode ser fatal, particularmente em crianças pequenas e idosos. Embora, às vezes, seja confundida com o resfriado, a gripe é muito mais grave e causada por vários tipos de vírus.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários