Assaltos a ônibus têm aumento de quase cinco vezes

Plantão Ceará | 07:30:00 | 0 comentários

Número se refere ao primeiro trimestre; motoristas fazem protesto e paralisam terminais em Fortaleza

Insegurança e muito medo. Motivados pelo caso ocorrido na última terça-feira (23), quando um motorista de ônibus foi baleado na cabeça por assaltantes, na Praia do Futuro, trabalhadores impediram o acesso dos usuários, durante uma hora, nos terminais do Papicu e Parangaba. A onda de violência também é retratada em números, pois, se compararmos os três primeiros meses deste ano com igual período do ano passado, a quantidade de assaltos a ônibus, em Fortaleza, aumentou 394%, ou seja, quase cinco vezes.

A manifestação foi motivada pelo assalto a um ônibus na Praia do Futuro, na última terça-feira, que terminou com o motorista baleado Foto: José Leomar

À tarde, por volta das 15h30, foi a vez dos motoristas no Terminal do Antônio Bezerra cruzarem os braços em solidariedade ao colega baleado. Por cerca de uma hora e dez minutos, os carros de som do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Ceará (Sintro-CE) se mantiveram nas entradas e saídas do local. "A manifestação ocorreu de forma pacífica e todos entenderam. Explicamos que isso não era apenas para os motoristas, mas para a segurança da própria população", destaca o vice-presidente do Sintro-CE, Sérgio Barbosa.

Dados do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Sindiônibus) revelam que, de janeiro a março deste ano, foram registrados 579 assaltos a ônibus, já no igual período do ano passado, foram 117. O maior número de crimes em 2013 ocorreu durante o mês de março, quando foram registrados 212. No mesmo mês, no ano passado, foram 24 roubos, o que representa um crescimento de 783%, ou seja, um aumento de mais de oito vezes da violência nos veículos coletivos.

De acordo com informações da Polícia Militar, a área do Mucuripe, nos bairros Vicente Pinzón e Serviluz, é onde são registrados mais assaltos.

"O dia a dia passou a ser tenso", ressalta o trocador de ônibus João Pereira (nome fictício). Ele relata que, no fim do ano passado, um assaltante entrou no veículo em que trabalhava e apontou uma faca para o pescoço dele. "Ele entrou drogado, com os olhos bem vermelhos, e foi logo anunciando o assalto. Confesso que eu já esperava ser assaltado, pois escutava muitos colegas relatando casos, mas na hora eu tive muito medo", diz.

Para o motorista José da Silva (nome fictício), que há 13 anos conduz transportes coletivos, os assaltos cresceram assustadoramente nos últimos dois anos, e, por isso, circula pelas vias de Fortaleza com muito medo. "Sei que a qualquer momento eu posso ser a próxima vítima", afirma.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários