Abastecimento cortado em 15 bairros da Capital

Plantão Ceará | 10:49:00 | 0 comentários

Para consertar um problema, a Cagece também suspendeu a distribuição de água no Eusébio ontem

O cozinheiro Gutemberg Moura, morador do bairro Mondubim, precisou pedir água emprestada aos vizinhos para cozinhar e preparar o almoço. Ele diz que o problema no abastecimento tem ocorrido desde a Semana Santa FOTO: KID JÚNIOR

Apenas nove dias após sofrerem com a paralisação no abastecimento de água durante o feriado da Semana Santa, os moradores de 15 bairros de Fortaleza e também de Eusébio voltaram a ficar sem água em suas torneiras durante todo o dia de ontem. O motivo foi um vazamento que teve que ser consertado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A expectativa é que o fornecimento seja normalizado ainda hoje.

Entre os locais de Fortaleza em que houve baixa de pressão, estavam Edson Queiroz, Aldeota, Cocorote, Mucuripe, Benfica, Vila Brasil, Pici, Conjunto Ceará, Bom Jardim, Floresta, Expedicionários, Mondubim, Castelão, Messejana e Ancuri. Já na região metropolitana, o município afetado foi Eusébio.

Quando o cozinheiro Gutemberg de Moura Queiroz, que mora no Mondubim, abriu a sua torneira pela primeira vez, na manhã de ontem, nem uma gota d´água caiu. "A água não tem pressão suficiente para subir até a caixa d´água e, por isso, eu e todos que vivem neste condomínio estamos sendo prejudicados", reclamou.

Sem nenhuma gota do líquido, Gutemberg teve que pedir água a um de seus vizinhos até mesmo para preparar o almoço. Além disso, tomar banho também seria um grande desafio para o cozinheiro.

Ele acrescentou que o problema no abastecimento de água naquele bairro vem desde a paralisação que aconteceu no último feriadão. "Antes, a água chegava normalmente e os problemas eram raros de acontecer".

Agora, o cozinheiro torce para que a força da água volte o mais rápido possível, e ela consiga subir para a caixa d´água. "Infelizmente, eu sei que em poucos dias a conta da Cagece vai chegar e não vai ser barata", diz.

A dona de casa Helena Teixeira Rodrigues, que mora no bairro Pici, não se preparou para passar o dia praticamente sem água e acabou tendo problemas para cozinhar, lavar roupa e tomar banho. "Para mim, essa redução no fornecimento de água foi algo totalmente inesperado. Agora, quase não sai água da minha torneira ou chuveiro, porque a pressão esta muito baixa, e eu não sei o que fazer", comentou Helena.

Para conseguir água, o autônomo Francisco José Manuel da Silva teve que buscar o recurso em uma torneira que fica na rua de sua residência. "Hoje (ontem), a água não subiu para a caixa e, por isso, estou sem nada", disse.

Silva revela que os moradores do Mondubim vêm sofrendo constantemente com as suas torneiras vazias devido aos problemas no abastecimento do bairro.

Vazamento

A assessoria de comunicação da Cagece informou que o fornecimento de água em alguns bairros de Fortaleza e também no município do Eusébio precisou ser reduzido para consertar um vazamento em um barrilete de uma adutora de 1.800 mm.

Ainda segundo a assessoria, o conserto foi concluído às 15h30 de ontem, e a volta deverá acontecer gradativamente. Nos bairros em que não existe problema de pressão, os moradores devem logo ter notado a normalização no abastecimento. Porém, naqueles locais onde antes já existiam problemas relacionados à pressão, pois tem a topografia alta ou situados distantes dos reservatórios, a normalização deve ser mais lenta.

No último problema relacionado ao abastecimento, os fortalezenses ficaram do dia 28 de março até o dia 2 de abril sem receber a água normalmente.

Nos bairros Aerolândia, Dias Macedo e Parangaba, por exemplo, a população teve que comprar o líquido de carroças, além de apelar para carros-pipas e chafarizes.

THIAGO ROCHA
REPÓRTER 

Fonte :DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários