Reforma e ampliação do terminal são retomadas
Após dois anos paradas, foram retomadas, ontem, as obras de reforma e ampliação do Terminal de Antônio Bezerra. A intervenção teve início em agosto de 2009, mas estava paralisada por entraves relacionados à execução do projeto e desapropriações. "Depois de estudar bem o projeto e detectar quais eram os entraves, nós estamos retomando a obra para concluí-la nos próximos oito meses", afirma o secretário municipal de Infraestrutura (Seinf), Samuel Dias.
Inaugurado em julho de 1992, em torno de 162 mil pessoas transitam diariamente pelo Terminal de Antônio Bezerra, que atende a 44 linhas de ônibus. O equipamento passará de 12mil m² para 29 mil m² Foto: Kleber A. Gonçalves
Em torno de 35% da obra foi executada. Com a ampliação, o terminal passará a ter mais que o dobro do seu tamanho atual. Passará de 12 mil m² para 29 mil m², com custo total de R$ 14,3 milhões, sendo R$ 3 milhões com desapropriações. A expectativa da Prefeitura é que o terminal seja inaugurado em novembro deste ano. Algumas mudanças foram feitas no projeto original. O comércio, que estava previsto para ficar na parte subterrânea, passou para cima.
Estrutura
Duas plataformas serão construídas no sentido perpendicular à Avenida Mister Hull, com o intuito de melhorar a acessibilidade e a circulação dos ônibus no terminal. Elas terão o formado de "dente de serra", que permitirá aos motoristas o acesso imediato às plataformas, sem que eles precisem realizar a manobra de marcha ré para acoplar o veículo.
Além das duas plataformas, serão criadas travessias subterrâneas para evitar o cruzamento entre os pedestres e os ônibus. Cada uma das plataformas terá duas baterias de banheiros, inclusive para pessoas com deficiência. Telefones públicos rebaixados também serão disponibilizados. O usuário poderá usufruir de um posto dos Correios, um posto policial e ambulatório.
Entre os usuários, o clima é de descrença, por causa da morosidade da obra. A design Lilian Coelho, 21 anos, concorda que o terminal tem que ser ampliado. Ela reclama do tempo de espera pelos coletivos.
Conforme a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), diariamente, 162 mil passageiros transitam pelo terminal. Inaugurado em 1992, ele atende a 44 linhas de ônibus. O diretor técnico da Etufor, Antônio Ferreira, chama atenção que o número de linhas de ônibus tende a diminuir, por conta do aumento da velocidade.
"Há uma priorização para o transporte coletivo, através de faixas exclusivas ou preferenciais", afirma. Com a implantação do Bus Rapid Transit (BRT) - corredores preferenciais para ônibus - a velocidade média, que antes era de 12 km/h, passou para 23 km/h. Assim, utiliza-se menos ônibus para realizar o mesmo tipo de serviço.
Samuel Dias diz que a reforma visa à implantação de um corredor expresso de ônibus que liga o Terminal de Antônio Bezerra ao do Papicu.
Os terminais do Papicu, Parangaba e Siqueira serão os próximos a passar por reforma e ampliação. Na Parangaba, serão investidos R$ 22 milhões. Já no Siqueira, o aporte será de R$ 8,5 milhões. O projeto do Terminal do Papicu encontra-se em fase de reformulação, por isso, não se sabe quanto será investido na sua reforma e ampliação, conforme informação são da Seinf.
LUANA LIMA
REPÓRTER
Fonte : DN
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