PM prende gangue e impede chacina

Plantão Ceará | 10:24:00 | 0 comentários

Entre os membros do bando que planejavam a fuzilaria estava um garoto de 11 anos. O cerco foi no mangue

Uma gangue formada por sete pessoas, entre elas, um menino de 11 anos e um adolescente de 16, foi capturada, na tarde de ontem, depois de um tiroteio com a PM e tentativa de fuga através do mangue, no bairro Vila Velha (zona Oeste de Fortaleza). Segundo a Polícia, o grupo se preparava para cometer uma chacina naquele bairro. Oito pessoas seriam assassinadas pelos acusados em represália pela morte de um comparsa na manhã de segunda-feira.

Os sete acusados ainda tentaram escapar do cerco através do mangue. Houve troca de tiros com os policiais militares, mas o grupo acabou sendo capturado na Rua do Prado. Entre eles, havia um garoto de apenas 11 anos fotos: Fernando Ribeiro

Policiais do Serviço Reservado do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) foram deslocados para a área e passaram a investigar os passos da gangue e descobriram que o grupo estava reunido para planejar a morte de oito pessoas naquela comunidade, em revide pelo assassinato do comparsa.

O crime, que seria vingado com a chacina, ocorreu na manhã de segunda-feira, quando o adolescente Emerson da Silva Brito, 14, foi baleado e acabou morrendo na Emergência do ´Frotinha´ de Antônio Bezerra, para onde foi levado pela própria mãe, Janaína Mariano.

Em poder do bando foram apreendidos três revólveres de calibre 38 e duas pistolas, sendo uma modelo Ponto 40, que pertence à Polícia, e outra de calibre 7.65; além de muita munição, drogas, balança de precisão e, ainda, uma motocicleta

O crime colocou em xeque a tranquilidade do bairro, pois, segundo os moradores, foi consequência da rivalidade entre as duas gangues que atuam naquela comunidade, uma delas conhecida como os ´Gafanhotos´ e a outra, ´Turma da V3´ (em referência à Vila Velha III.

"Eles estavam reunidos com as armas já municiadas, e se preparavam para cometer o revide, mas colocamos nossos policiais à paisana e, na hora do cerco, tentaram escapar pelo mangue. Houve tiroteio, mas não conseguiram", disse o major Márcio Oliveira, comandante do Raio.

Conforme o comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Geovani Pinheiro, o trabalho do BPRaio evitou a matança. "Certamente, teríamos um derramamento de sangue não fosse a ação rápida do Raio". Ele frisou a determinação do secretário da Segurança Pública, coronel Francisco José Bezerra; e do comandante-geral da PM, coronel Werisleik Ponte Matias, de serem reforçadas as operações para conter os índices de homicídios na Grande Fortaleza.

Patrulhas do Batalhão de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) cercaram várias ruas do bairro Vila Velha para impedir novos confrontos entre as gangues. A ordem partiu do Comando do Policiamento da Capital e do Comando-Geral

Arsenal
Em poder do bando, os PMs apreenderam duas pistolas (uma delas de calibre Ponto 40, da Polícia) e três revólveres.

Combate ao tráfico tem sido intenso
Ao lado de bairros como Genibaú, Barra do Ceará, Planalto Ayrton Senna, Bom Jardim, Pirambu e Jangurussu, a comunidade da Vila Velha, localizada na zona Oeste de Fortaleza, vem sendo alvo de constante ação da Polícia Militar (PM), isso porque ali, o tráfico de entorpecentes teima em querer dar as ordens.

Os confrontos entre gangues e os crimes de ´acertos de contas´ entre traficantes e usuários de drogas têm fomentado as estatísticas da criminalidade na RMF.

Segundo a Polícia, a ação constante tem reduzido o poder de fogo dos criminosos, principalmente as operações de saturação e desarmamento realizadas pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG) e as forças especiais da PM, como o BPRaio e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Os sete suspeitos detidos, ontem, foram encaminhados para o 17º DP (os adultos) e para a DCA (os adolescentes).

NÚMERO
5 armas de fogo estavam em poder dos gangueiros, entre elas, duas pistolas, sendo uma de calibre Ponto 40, que é de uso privativo das forças de Segurança Pública

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA

Fonte: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários