Necropsia revela que polícia chinesa não examinou o corpo da modelo

Plantão Ceará | 07:20:00 | 0 comentários


Traumatismo cranioencefálico e politraumatismo. Esta foi a causa mortis apontada no laudo do exame de necropsia realizado pelos legistas da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) no corpo da modelo cearense Camila Bezerra Sales, 22. Ela foi encontrada morta, no dia 1º de janeiro deste ano, no prédio residencial onde morava, na cidade de Cantão, província de Guangzhou, na China.

O corpo da modelo passou 45 dias na China depois da morte. Somente chegou a Fortaleza graças à intervenção do Governo do Estado do Ceará FOTO: ALEX COSTA

O documento já está em poder da Justiça cearense e deverá nortear as demandas judiciais que a família da garota deverá mover nos próximos meses. Até agora, porém, não há comprovação técnica pericial do que aconteceu, se a modelo caiu do apartamento, foi empurrada ou se praticou o suicídio. O mistério, portanto, permanece.

Constatação
O resultado do exame cadavérico aponta que Camila sofreu fraturas extensas e que atingiram diversos órgãos como crânio (traumatismo cranioencefálico/TCE), fêmur, costelas, bacia e pés. São lesões múltiplas que, juntas, causaram a morte instantânea da vítima. Além disso, os legistas comprovaram a presença de álcool no sangue da modelo. Outro fato que chamou a atenção foi a total ausência de indícios de que o corpo tenha passado por exames periciais na China. Além das lesões, havia apenas duas pequenas incisões que teriam sido feitas com a modelo já em óbito. Estes ferimentos teriam sido causados para que fosse inoculada a substância química (formol) durante o processo de embalsamamento.

Exames

O exame de necropsia realizado no corpo da modelo na sede da Pefoce, apontou, também, a presença de DNA masculino sob as unhas da vítima, o que pode reforçar a suspeita de que Camila teria sido vítima de assassinato e não de um suicídio. Esta hipótese vem sendo sustentada pelos familiares e amigos da modelo. Todos afirmam que Camila não tinha motivo nenhum para dar fim à própria vida.

O cadáver da cearense chegou ao Ceará no último dia 14 de fevereiro, portanto, 45 dias após o óbito. Através da guia cadavérica, foi examinado às 11h58 do dia 15 de fevereiro. As informações constantes no documento que determinaram a necropsia foram poucas, o que contribuiu para dificultar o trabalho dos peritos. A pedido da família da modelo, a Justiça recomendou que o caso fosse apurado com discrição, "para não atrapalhar as investigações". No entanto, até ontem, não havia sido decretado segredo judicial. Já a Polícia Civil do Ceará não instaurou inquérito, o que pode ocorrer somente por determinação da Justiça.

Mistério pode não ser desvendado

O mistério em torno da morte da modelo cearense corre sério risco de não ser desvendado em nível pericial. Isso porque, até agora, nem as autoridades locais nem a família da vítima têm conhecimento oficial da realização de investigação técnica forense no local onde o corpo de Camila Bezerra foi encontrado.

Camila foi encontrada sem vida no prédio onde morava, na China. A família não acredita na hipótese de suicídio e quer o esclarecimento do caso fotos: divulgação

Peritos criminalistas ouvidos pela Reportagem afirmaram, ontem, que, sem os exames de local de crime, fica praticamente impossível se chegar a uma conclusão segura que possa dirimir as dúvidas quanto à ocorrência de um acidente, assassinato ou um caso de suicídio.

Investigação
O laudo do exame de necropsia que foi elaborado pelos legistas da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), através de sua Coordenadoria de Medicina Legal (Comel), apontou o quantitativo e os tipos de lesões existentes no corpo da vítima. ´São informações técnicas, detalhadas, muito importantes para a elucidação do mistério em torno do fato, mas é importante lembrar que a necropsia é um elemento de prova que deve se juntar a outros em uma investigação ou a um inquérito. A prova produzida nela (necropsia) deve se somar a outras, e uma delas, de grande importância e valor, é o exame do local do crime ou do fato", lembrou um perito ouvido pela Reportagem.

Pela constatação do local do crime, é possível para os peritos saber se a vítima foi empurrada, saltou por conta própria (caso de suicídio) ou se houve uma queda acidental. Esta dúvida é dirimida por diversos fatores técnicos, indícios e vestígios encontrados, coletados e registrados por meio de imagens (fotos e vídeos) na cena do fato.

Na Ásia, a jovem cearense dava impulso a sua carreira no mundo da moda e era destaque entre as modelos brasileiras. Seu falecimento teve ampla repercussão
Um dos principais indícios diz respeito à distância em que o corpo foi localizado em relação ao ponto do salto ou de onde foi empurrado ou caiu de forma acidental. "Quando alguém pratica o suicídio, salta voluntariamente de uma grande altura, de um apartamento, por exemplo, impulsiona o corpo e isto faz com que caia a uma distância bem maior do imóvel se comparada com uma queda acidental", explica outro perito que pediu para não ser identificado na Reportagem. "Mas, tudo isso só pode ser esclarecido através de um exame de local que será somado a outros procedimentos periciais", ressalta.

Descartam
Amigas e familiares de Camila Bezerra afirmaram, desde o momento que souberam da morte dela, que não havia qualquer motivo para que a garota praticasse o suicídio. "Ela estava muito triste por conta de uma briga com o namorado, mas nada que fosse dito seria suficiente para nos convencer de que tirou a própria vida", disse uma amiga da modelo através de uma rede social. "Ninguém acredita nem vai engolir essa mentira de que houve um suicídio", contou a modelo Shirley, amiga de Camila.

No Ceará, o caso não tem inquérito

O delegado geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, explicou que, até agora, a instituição não instaurou nenhum procedimento investigativo acerca da morte da modelo. "A princípio, isso cabe às autoridades onde o fato ocorreu". Mas, segundo ele, se houve uma determinação judicial, a Polícia Civil pode abrir uma investigação formal.

Delegado geral Luiz Dantas afirma que, se houver ordem judicial, será aberta investigação formal FOTO: KID JÚNIOR

Dantas explica, ainda, que é comum quando ocorre a morte de um estrangeiro, as autoridades do próprio país de origem da vítima realizarem exames periciais se for constatado algum ponto obscuro no fato.

Diplomacia
Com relação ao caso da modelo cearense, o delegado geral afirma que a família pode, através do Itamaraty (meios diplomáticos), exigir explicações do governo da China para que o caso seja esclarecido. O laudo do exame de necropsia feito pela Pefoce foi enviado para a Justiça.

NÚMERO

45 dias foi o tempo que levou até que o corpo da modelo chegasse ao Ceará. A demora causou a indignação da família da jovem e dos amigos. Caso está na Justiça

SAIBA MAIS
1.01.2013 A modelo cearense Camila Bezerra Sales, 22 anos, é encontrada morta no prédio onde residia, na província de Guangzhou, na China, onde ela morava com outras garotas. A Polícia chinesa não revelou detalhes das circunstâncias do caso, o que causou indignação da família da vítima, nesta Capital.

4.2.2013 O consulado do Brasil em Catão, na China, informou que vai prestar toda a assistência à família da modelo cearense. Os parentes de Camila, no entanto, denunciam na Imprensa local que seguem sem notícias concretas sobre o que aconteceu naquele país.

5.02.2013 O Governo do Estado do Ceará anuncia que vai custear as despensas do traslado do corpo da modelo para esta Capital, um custo estimado em US$ 15 mil. O dinheiro é liberado através da Casa Civil.

14.02.2013 Finalmente, o corpo de Camila Bezerra chega ao Ceará depois de serem superados os entraves burocráticos através dos meios diplomáticos entre os governos da China e do Brasil

15.02.2013 Legistas da Perícia Forense do Estado do Ceará realizam, às 11h58, o exame de necropsia no corpo da modelo, comprovando múltiplas lesões. No mesmo dia, ocorre o sepultamento no Jardim Metropolitano

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA
FONTE: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários