Fiéis preparam-se para festejo de São José

Plantão Ceará | 10:38:00 | 0 comentários


A Catedral Metropolitana de Fortaleza vem, desde o último dia 10, reunindo movimentos, serviços e pastorais e promovendo novenas, com o tema “São José, modelo de vida para a juventude!”. Com o foco nos jovens, haja vista a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, que acontecerá de 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, os encontros têm ocorrido sempre às 18h30min e seguem até amanhã, dia do santo, padroeiro do Ceará.
Segundo o pároco da Catedral, padre Clairton Alexandrino, os fiéis, além de intercederem pelos jovens, oram também pelo povo que enfrenta a seca no Nordeste e pedem, ao santo, chuva para aliviar o sofrimento dos irmãos. “A campanha do novenário de São José está estruturada primeiramente para rezar pelos jovens para que eles sejam capazes de vencer os desafios a que estão ligados. O segundo momento é para pedir ao nosso padroeiro, por chuva. A seca está grande e os nossos irmãos nordestinos estão passando por um sofrimento muito grande”, explica.
Amanhã, 19, data da festa em homenagem ao padroeiro, serão celebradas quatro missas na Catedral (8h30, 10h, 12h, 16h), além da procissão de São José e da celebração solene que será presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi.
Além da Catedral, as paróquias de São José, na Lagoa Redonda, Itapery, em Maracanaú e Aquiraz, a de São Pedro (Barra do Ceará), e a Área Pastoral Barroso II, também estão celebrando, com programação especial, os festejos do santo padroeiro do Estado.
REFORMAS
Trabalhando na igreja desde 2000, padre Clairton Alexandrino, vem realizando várias reformas na Catedral, pois segundo ele, a Igreja encontrava-se em um estado de deterioração profunda. De acordo com o pároco a obra agora é para recuperar as torres, que apresentaram rachaduras no revestimento. Financiada totalmente com o dinheiro dos fiéis, a reforma está orçada em 200 mil e será entregue em 90 dias. Segundo o padre, serão colocados ainda um sinalizador para aviões e um para-raios, que são de extrema importância.
O sacerdote explicou ainda que todas as intervenções realizadas na Igreja são oriundas de doações feitas pelos fiéis e que mensalmente é feita uma prestação de contas, mostrando valores doados, nome dos doadores, além da relação das empresas contratadas para prestação de serviços, orçamentos, formas de pagamento e contatos.
O pároco informou que este relatório é feito para dar clareza ao trabalho realizado, para que as pessoas que ajudam saibam onde e como o dinheiro está sendo empregado. “
É por essa clareza de informações que nós sempre conseguimos ajuda do povo”, explica. Ano passado, conforme o padre Clairton, foram construídas rampas que facilitaram o acesso de idosos e cadeirantes. A reforma da cripta, a construção da capela da ressurreição onde estão os túmulos dos bispos também são algumas das novas intervenções realizadas na Catedral nos últimos anos.
PROGRAMAÇÃO
• Dia 19/03
8h30 – Missa dos Enfermos (Pe. Luís Alberto)
10h – Missa dos Josés (Pe. Brendan Colleman)
12h – Missa e Consagração das Crianças e Adolescentes a Nossa Senhora (Dom Rosalvo Cordeiro)
16h – Missa das Famílias (Pe. Clairton Alexandre)
17h – Procissão de São José
18h30 – Celebração Solene (Dom José Antonio Tosi Marques)
Informações: 3231-4196 – Secretaria Paroquial

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários