Dnocs terá R$ 30 mi para quatro barragens

Plantão Ceará | 17:17:00 | 0 comentários


O Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) já firmou convênio com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), para liberar financiamento da ordem de R$ 30 milhões, que serão empregados na construção de quatro barragens subterrâneas, que vão ser instaladas no Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A informação é do diretor-geral do órgão, Emerson Fernandes.
Segundo ele, para que o projeto siga em frente, falta apenas o plano de trabalho dos estados beneficiados, porque a parte do Dnocs já está feita. O dinheiro vai ser dividido para os quatros estados e o valor vai ser de acordo com o tamanho e abrangência do projeto, ou seja, maior volume de captação de água, maior quantidade de recursos.
Estas barragens subterrâneas têm o sentido de combater a estiagem no interior dos quatros estados, captando as águas que estão armazenadas no subsolo. Falando mais sobre o assunto, disse que é feita uma perfuração na terra para pegar o lençol d’água e fazê-lo fluir para que seja feita a captação do líquido para suprir as deficiências dos reservatórios.
Açude Figueiredo
Fernandes foi a Brasília para participar de reunião com o ministro Fernando Bezerra, da Integração Nacional, para discutir a liberação de recursos para a continuação de projetos em andamento, do Dnocs, na região nordestina. Na oportunidade, foi acertar detalhes para a inauguração do açude Figueiredo, que está concluído, no município de Alto Santo.
Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff deverá vir ao Ceará para participar da inauguração da obra em data que ainda vai ser definida. Falando sobre o volume de água, no momento, dos açudes públicos, disse que há alguns casos gerando preocupação, devido o percentual ser muito baixo. Por outro lado, observou que as barragens de grande porte estão com carga de 50% e 60 %.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários