Políticos acusados de suborno continuam presos

Plantão Ceará | 10:10:00 | 0 comentários

Vice-prefeito e quatro vereadores decidiram se apresentar à Polícia depois que tiveram a prisão decretada
Depois de quase uma semana foragidos da Justiça, quatro vereadores e o atual vice-prefeito do Município de Uruoca (310Km de Fortaleza) se apresentaram, na tarde de ontem, ao Ministério Público Estadual, nesta Capital. Os cinco foram encaminhados à Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), no Centro, onde cumprirão prisão temporária por cinco dias. Este prazo pode ser renovado por igual período ou a medida pode ser convertida em preventiva.


Os políticos acusados de receber suborno da Prefeitura de Uruoca cumprem prisão temporária na Delegacia de Capturas (Decap), nesta Capital. Na manhã de hoje, eles serão levados à sede da PGJ para serem ouvidos FOTO: ADRIANA PIMENTEL

O grupo, segundo as investigações do MP, era formado pelos vereadores Antônio Eraldo Batista Lima, Maria Aldebiza Silveira Carneiro, Elônio Sales Gomes e Júnior Marçal, além do atual vice-prefeito Evilaques Araújo da Silva, que, na época dos fatos era vereador.

Mensalinho

A atuação ilegal do grupo de vereadores começou a ser investigada no ano passado pelo Ministério Público e resultou no indiciamento dos acusados depois que o MP recebeu denúncias de que parte da Câmara Municipal recebia propina para aprovar as mensagens do prefeito local.

Uma investigação sigilosa resultou na produção de um vídeo em que os acusados aparecerem recebendo o dinheiro. Segundo as investigações, os vereadores exigiam R$ 1 mil por mês para aprovar as proposituras da Prefeitura Municipal.

Na semana passada, os acusados da ilicitude tiveram a prisão temporária decretada a pedido do MP, mas desapareceram daquela cidade da Região Norte do Estado. Desde então, passaram a ser considerados foragidos.

Ontem, acompanhados de seus respectivos advogados, compareceram à sede da procuradoria Geral da Justiça (PGJ), onde foram informados oficialmente da decisão da Justiça e, em seguida, transferidos para a carceragem da Delegacia de Capturas e Polinter. Apenas a vereadora Maria Aldebiza não ficou ali. Foi levada para a sede da Delegacia Geral da Polícia Civil, no Centro da Capital.

A remoção dos presos contou com a participação de equipes de inspetores e viaturas da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Departamento de Polícia Especializada (DPE), da Polícia Civil.

Sigilos

Ao mesmo tempo em que decretou a prisão temporária dos acusados do esquema de corrupção em Uruoca, o Judiciário atendeu a outro pedido dos promotores e determinou a quebra dos sigilos telefônico, bancário e fiscal de todos os acusados. Hoje, os presos serão reconduzidos à sede da PGJ, onde prestarão depoimento aos promotores integrantes da Procuradoria de Combate aos Crimes Contra a Administração Pública (Procap).

Mesmo com a prisão dos cinco acusados, as investigações do Ministério Público vão continuar e, segundo fontes daquele órgão, é possível que sejam requisitadas novas prisões.

Prefeituras

O Procap realiza investigações em diversas prefeituras municipais com o objetivo de apurar o desvio de verbas públicas, bem como, esquema de corrupção e suborno em práticas eleitorais. No ano passado, dezenas de gestores e ex-gestores foram parar na cadeia e indiciados por diversos crimes comuns.

FERNANDO RIBEIROEDITOR DE POLÍCIA 

Fonte: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários