Petróleo: Ceará reduz produção em 9,2% em 2012 05.02.2013

Plantão Ceará | 10:03:00 | 0 comentários

Desempenho menor é explicado pelo natural envelhecimento dos poços nos campos do Estado
Fortaleza/Rio de Janeiro. A produção de petróleo no Ceará apresentou recuo de 9,25% no ano passado, quando o Estado produziu 2,37 milhões de barris. Com o resultado, obteve-se uma média de 6.508 barris por dia (bpd). Em 2011, o Estado havia acumulado 2,6 milhões de barris de petróleo. Na terra, 456.761 unidades foram contabilizadas, enquanto no mar, onde o potencial cearense é maior, houve a produção de 1,9 milhão de barris.


No mar, o Ceará produziu sua parte significativa: 1,9 milhão de barris de petróleo. Enquanto isso, em terra, foram 456 mil unidades FOTO: THIAGO GASPAR

O resultado negativo já era esperado, uma vez que, mês após mês, o Ceará vinha assinalando reduções na sua capacidade produtiva. O fechamento do ano veio com 263 mil barris registrados, em dezembro. A menor produção é explicada pelo natural envelhecimento dos poços. Conforme já comentou o presidente do Sindipetro (Sindicato dos Petroleiros dos Estados do Ceará e Piauí), Orismar Holanda, "os campos do Ceará são os chamados de maduros, que já produzem há cerca de 30 anos. Assim, é considerada natural a queda de produção ao longo de um tempo desses. A tendência é que a produção caia. Isso não está vinculado a problemas operacionais ou de manutenção.

No País
Nacionalmente, a produção de petróleo da Petrobras em 2012 caiu 2,35% em relação a 2011, um recuo pior do que o previsto pela cúpula da petroleira. A empresa reconhecia uma queda máxima de 2%, o que considerava ser uma margem de erro.

O resultado representa, também, a primeira queda de produção desde o ano de 2004 (1,493 milhão de barris por dia - b/d), quando foi registrado recuo de 3% em relação a 2003 (1,540 milhão b/d).

A Petrobras conseguiu elevar a produção 3,2% em dezembro em relação a novembro, fechando três meses de alta. Mas a recuperação no último trimestre foi insuficiente, o que fez com que a companhia completasse dez anos sem cumprir suas metas anuais. O resultado ocorreu mesmo após a presidente da empresa, Graça Foster, ter recalibrado para baixo as metas para baixo, para torná-las mais realistas.

Bacia de Campos

A queda da produção na maior bacia do País (Campos) no terceiro trimestre e paradas não programadas para manutenção atrapalharam as previsões. Em 2012, a empresa produziu 1,974 milhão de barris por dia, contra 2,022 milhões do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A Petrobras não fez comentários sobre o decréscimo.





























Fonte: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários