Hemoce recebe doadores de sangue até no sábado de Carnaval

Plantão Ceará | 13:18:00 | 0 comentários



O Carnaval está chegando e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) intensifica as coletas itinerantes para facilitar o acesso da população à doação e garantir estoque de sangue durante o feriado. Até esta sexta-feira (08), o Hemoce recebe doadores de sangue na Unifor - no Centro de Convivência, no 2º piso - das 9 horas às 19 horas. Os doadores também podem doar de segunda a sábado na sede do Hemoce, na Avenida José Bastos, número 3390, no Bairro Rodolfo Teófilo, de segunda à sexta é das 7h30min às 18h30min e no sábado (09) de Carnaval, o funcionamento é das 8 horas às 16 horas. Já o posto de coleta do IJF, na Rua Barão do Rio Branco, 1816, no Centro de Fortaleza, funciona normalmente todos os dias: de segunda à sexta, das 7h30min às 18h30min, e sábados, domingos e feriados (incluindo os dias de Carnaval), das 13 horas às 17h30min.

Durante o período do Carnaval, de 9 a 12 de fevereiro e feriados prolongados, os hospitais precisam de uma quantidade maior de sangue. A hemorrede do Estado, composta por unidades no Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral, atende 100% da demanda de fornecimento de hemocomponentes em todo o território estadual. Atualmente, o Hemoce atende a 167 hospitais públicos, 105 hospitais privados com leitos SUS contratados, 28 hospitais privados sem leitos SUS contratados e 64 agências transfusionais.

A doação não traz danos para o doador, já que o sangue doado é rapidamente reposto pelo próprio organismo. A quantidade de sangue coletada é de aproximadamente 450ml, ou seja, menos de 10% do volume em circulação no corpo. Logo após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade retirada, em 24 horas o volume será o mesmo e outros fatores e células do sangue estarão em níveis anteriores à doação em alguns dias. Doar é simples. O doador deve estar saudável, bem alimentado, ter entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com validade nacional com foto. Os candidatos a doação menores de 18 anos deverão apresentar o Termo de Consentimento à Doação, assinado pelo responsável legal, disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br ).

Recomendações ao doador:

- Não doar em jejum.
- Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação.
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.
- Evitar fumar pelo menos 1 hora antes da doação.
- Evitar alimentos gordurosos por pelo menos 3 horas antes da doação



Assessoria de Comunicação da Sesa
Selma Oliveira / Marcus Sá ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101.5220 / 3101.5221 / 8733.8213)

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários