ISIS VALVERDE SE INSPIRA EM IVETE SANGALO E SOLTA A VOZ EM MICROSSÉRIE O CANTO DA SEREIA

Plantão Ceará | 22:22:00 | 0 comentários



Isis Valverde é a protagonista da microssérie, uma cantora de axé Foto: Divulgação
Carolina Marques

Quando o livro "O canto da Sereia" foi lançado em 2002, a Bahia consagrava Ivete Sangalo como a rainha do axémusic. Dez anos antes, foi a vez de Daniela Mercury, e antes das duas, em 1987, todo mundo dançou com Sarajane, que abria a roda e "enlarguecia" o ritmo, contaminando o resto do país. Quase 26 anos após todo esse entra e sai de musas, o Brasil vai ver nascer — e morrer — outra delas: Sereia, a personagem principal da microssérie "O canto da Sereia", baseada no livro de Nelson Motta, que a Globo estreia nesta terça-feira.
A trama é um thriller dos mais eletrizantes. No auge da carreira, no epicentro de um carnaval baiano, Sereia é assassinada com um tiro enquanto arrasta multidões atrás de seu trio elétrico. As suspeitas recaem sobre todos que cercam a estrela. E, pode apostar, eles têm um bom motivo para querer calar a voz da moça.
— Em geral, as pessoas não têm a real noção da importância da música e do carnaval para a economia da Bahia. O axé é um gênero que, associado ao carnaval, movimenta milhões, e onde há dinheiro há uma grande rede de interesses. É um prato cheio para uma história policial, cheia de mistério e suspense — avalia Sergio Goldemberg, autor da trama ao lado de George Moura e Patrícia Andrade.
Para o papel da sensualíssima cantora, a equipe foi buscar em "Avenida Brasil" o nome ideal. Isis Valverde ainda dava expediente como a lasciva Suelen quando recebeu a proposta de José Vilamarim, que assina a direção da microssérie.
— No início, fiquei receosa porque estava mergulhada em outra história, outra personagem... Mas quando li o roteiro, me apaixonei de uma tal forma por essa mulher que quis vivê-la na hora — conta Isis, que pela primeira vez protagoniza uma trama: — Nem pensei nisso, de ter meu nome encabeçando o elenco. A Sereia é um papel daqueles que aparecem uma vez na vida. Não podia correr disso.
Gabriel Braga Nunes é par romântico de Isis na microssérie
Gabriel Braga Nunes é par romântico de Isis na microssérie Foto: Divulgação/ Rede Globo
Um caso de amor e sucesso
A preparação para encarnar a vocalista de axé se deu ao mesmo tempo em que Isis se despedia da novela das nove. Para se ambientar com o universo de Sereia, Isis recorreu à internet, assistiu a vídeos de antigas cantoras no YouTube e conversou pessoalmente com muitas delas e suas preparadoras vocais. Sim, porque Isis canta de verdade em cena. E quem a ouviu, apostaria nela como vocalista.
— A Isis é muito disciplinada, uma atriz que se entrega de verdade, não tem pudores. E, vou te dizer, está cantando muito bem — elogia Gabriel Braga Nunes, que vive Paulinho de Jesus, produtor musical, descobridor de Sereia e seu par romântico na história.
Para subir ao trio e pocar — verbo largamente utilizado pelo baiano para dizer que algo estoura —, Isis foi beber na fonte suprema do axé. Se há dez anos, Ivete foi proclamada a rainha do ritmo, a coroa ainda é dela no cenário musical.
— Queria saber como era estar num trio, as palavras que ela usava para levantar a galera. Não é só a energia da hora, tudo é bem ensaiado, existe um roteiro, uma direção. O comportamento diante de uma multidão me deixava curiosa e conversei bastante com a Ivete — conta Isis, que já começa a trama sendo assassinada na terça-feira gorda de carnaval: — Foi tenso, aquela multidão ali, eu tendo que segurar no gogó. Foi uma sensação indescritível. Sereia tomou posse de mim.
Sereia nasceu em Itabuna e como muitas artistas que querem conquistar o apogeu da fama, começa a se apresentar em bares e pequenos palcos. Durante sua trajetória, conheceu a poderosa Mãe Marina de Oxum (Fabíula Nascimento), que se transformou em sua guia espiritual. É ela quem diz a Sereia que a fama baterá, em breve, à sua porta. Como mágica, ao sair do terreiro, a cantora dá de cara com Paulinho, que se encanta pelo lado brejeiro e sensual da morena. Numa parceria com a empresária Mara (Camila Morgado), que já trabalhava com a moça, e com o esperto marqueteiro Tuta Tavares (Marcelo Médici), Paulinho cria o mito Sereia. Até mesmo o legendário Doutor Jotabê (Marcos Caruso), governador candidato à reeleição, aposta no sucesso da jovem para alavancar sua campanha política.
— De cara, ele percebe que a Sereia vai ser uma estrela. Se apaixona por ela e vê nessa relação a chance de também dar a volta por cima, já que produzia bandas de rock em São Paulo e parecia fadado à aposentadoria precoce — diz Gabriel.
Em dois anos a profecia se cumpre. Sereia é o maior nome do axé, seu rosto está por toda parte e ela, claro, fica completamente deslumbrada.
— Ela queria mas não estava preparada para a fama e troca os pés pelas mãos. No fundo, a Sereia é uma pessoa muito sozinha — analisa Isis.
Marcos Palmeira é Augustão, chefe de segurança da Sereia
Marcos Palmeira é Augustão, chefe de segurança da Sereia Foto: Divulgação/ Rede Globo
Motivos para morrer
Além do trio que cuida da imagem da cantora, estão o secretário particular e fiel escudeiro Só Love (João Miguel) e o chefe de segurança Augustão (Marcos Palmeira), este com verdadeira devoção por sua rainha.
Quando Sereia morre, Augustão decide, paralelamente à polícia, desvendar o mistério do assassinato da musa por uma questão de honra. Com isso, o implacável detetive descobre que, por trás de tudo que envolvia a cantora, existe a verdadeira Sereia Maria de Oliveira, uma mulher diferente daquela famosa, uma menina que quase ninguém conhece.
— Esse mistério é muito interessante, porque, no fim das contas, todos desconfiam de todos. E todos, aparentemente, têm motivos para querer vê-la morta — avalia Gabriel.
Nem adianta tentar correr e ler as últimas páginas do livro de Nelson Motta para descobrir o assassino. Os autores, obviamente, mudaram o fim.

Extra Online

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários