TELEFONEMA INTERCEPTADO PELA POLÍCIA MOSTRA QUE PRESO ORDENOU FIM DE ATAQUES EM SANTA CATARINA

Plantão Ceará | 08:07:00 | 1 comentários


Após sofrer uma semana de ataques criminosos –de ônibus incendiados a investidas contra bases da polícia— Santa Catarina respira uma trégua. O último atentado ocorreu às 22 h de domingo (18), em Criciúma. Atingido por uma pedra, um ônibus teve a janela quebrada. Ferida, uma mulher foi hospitalizada. Desde então, não houve novas ocorrências.
Diálogo telefônico captado pela polícia revela que o cesar-fogo não resultou da repressão do Estado. Foi decidido pelos presos. Veiculada pelo ‘Diário Catarinense’, a conversa ocorreu no feriado de 15 de novembro, quinta-feira. Soam no grampo as vozes de dois detentos –um encontra-se atrás das grades de uma cadeia da cidade de Blumenau. Outro está num presídio de São Joaquim. No trecho mais revelador da fita, o diálogo flui nos seguintes termos:
— Amanhã já pode normalizar tudo, tá, meu irmão?
— Firmeza!
— Agora eu vou chegar ali na [cadeia] Pública [de Florianópolis] e passo um salve ali, tá?
— Firmeza. Eu vou passar um salve para [o presídio de] Biguaçu também.
— Fica o agradecimento de nós todo, tá ligado, irmão?, pelo apoio que os irmãos deram.
Na noite desta segunda-feira (19), o delegado-geral da Polícia Civil catarinense, Aldo Pinheiro D’Ávila, disse que os dois presos grampeados já foram identificados. O conteúdo da conversa virou recheio de um inquérito conduzido pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais, o Deic de Santa Catarina.
Os ataques espalharam medo por pelo menos 17 municípios catarinenses. Suspeita-se que tenham sido ordenados como reação dos presos contra maus tratos impingidos a detentos. A polícia ainda não sabe quantos presidiários participaram da encrenca. Os criminosos que executaram os atentados nas ruas são contados em 68.
Depois da conclusão do inquérito, os envolvidos serão indiciados e processados por tentativa de homicídio, formação de quadrilha e incêndio. Por ora, fica boiando na atmosfera uma certeza: a exemplo do que ocorre noutras unidades da federação, as cadeias de Santa Catarina fugiram ao controle do Estado. Os presos dispõem de celulares e, pior, têm dinheiro de sobra para desperdiçar na compra de fósforos, gasolina, armas e munição para as ações contra a polícia e a coletividade.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

Um comentário:

  1. Oi obrigada pela visita e por me seguir l´ano meu blog. Já estou seguindo aqui.
    Beijo.
    beleza-facil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir