SETE VEZES NO TOPO

Plantão Ceará | 07:34:00 | 0 comentários

Brasil ganha mais um título mundial sobre a Espanha com gol de Neto, a 19 segundos do fim da prorrogação
A seleção brasileira sofreu muito e precisou ir para a prorrogação, mas venceu a Espanha por 3 a 2, ontem, em Bangcoc, na Tailândia, para conquistar seu sétimo título do Mundial de Futsal - cinco reconhecidos pela Fifa.

Elenco brasileiro festejou o heptacampeonato, embora a Fifa só reconheça cinco desses títulos. Dona de duas Copas do Mundo (2000 e 2004), a Espanha amargou o quarto vice-campeonato para o Brasil Fotos: Reuters


Depois de empate por 2 a 2 no tempo normal, Neto apareceu a 19 segundos para o fim do tempo extra, marcou seu segundo gol, e se tornou o herói do duelo.

A conquista de ontem teve ainda mais significado por acontecer diante do principal rival brasileiro na luta pela hegemonia no futsal mundial.

O jogo de ontem começou bastante truncado e equilibrado, como já era esperado. A Espanha era superior e tinha mais posse de bola, enquanto o Brasil tentava responder nos contra-ataques. No fim do primeiro tempo, o 0 a 0 foi lucro.

Falcão decisivo
Já na segunda etapa, a seleção brasileira voltou com Falcão em quadra. O Brasil foi para cima e sufocou o adversário, com chances de Rafael e do próprio Falcão. A pressão surtiu efeito aos cinco minutos: gol de Neto.

Neto (e) marcou duas vezes e foi eleito o melhor do Mundial. Falcão (d) fez um, com paralisia facial


Apesar de atuar melhor, o Brasil sofreu o empate aos 10 minutos. Após cobrança de falta, Miguelin bateu forte e Tiago fez grande defesa. No rebote, no entanto, Torras encheu o pé para fazer o primeiro da Espanha.

O gol desestabilizou o Brasil, que levou o segundo logo na sequência, com o chute de Aicardo que desviou em Ari.

Porém, faltando quatro minutos para o fim, Falcão acertou um chute no ângulo. Assim, o jogo foi para a prorrogação.

No tempo extra, Rodrigo perdeu um tiro livre e a decisão ia para os pênaltis, mas, a 19 segundos do fim, Neto driblou Fernandão e bateu cruzado, fazendo o gol do título.

Cearense Wilde participou de cinco jogos da conquista
O ala/pivô atuou durante a vitória do Brasil sobre a Colômbia, na semifinal, jogo em que acabou se contundindo na virilha e ficando de fora da final
A campanha do título da seleção brasileira na Copa do Mundo de Futsal de 2012, assim como em 2008, contou com a presença do ala/pivô cearense Wilde.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, direto de Bangcoc, na Tailândia, Wilde expressou a felicidade pelo título. "É só alegria. Fiz parte da equipe que foi hexacampeã em 2008 e agora, quatro anos depois, estou aqui conquistando o nosso sétimo título mundial. Não tenho palavras. É muito gratificante. Feliz demais por fazer parte dessa equipe", contou.

Natural de Orós, o jogador, de 31 anos, marcou dois gols na competição, ambos na vitória de 4 a 1 contra o Japão, na estreia.

"Eu sempre acreditei na nossa seleção. Todos deram o melhor de si na quadra e o resultado apareceu. Isso é o mais importante", completou.

Wilde participou de cinco jogos no Mundial, ficando ausente na partida contra Portugal, ainda na primeira fase, e da grande final de ontem.

Contusão
"É muito ruim ficar de fora da decisão. Só não joguei no segundo tempo do jogo contra a Colômbia [semifinal] e nessa final por conta de uma lesão na virilha. O técnico achou melhor me poupar. Mas o importante é que conquistamos o título", disse.

Na campanha de 2008, Wilde participou de todos os nove jogos, marcando cinco gols ao todo. Na ocasião, o jogador cearense acertou uma das penalidades decisivas contra a Espanha na grande final.

Apesar de ter nascido em Orós, Wilde viveu praticamente toda a vida longe da sua cidade de origem. Com apenas dois anos de idade, sua família se transferiu para a região sudeste, mais precisamente para cidade de Salto, no interior paulista.

Wilde começou a dar seus primeiros passos no salão aos 10 anos. A equipe que o revelou foi Tejusa, de Indaiatuba/SP.

Ele vestiu pela primeira vez a camisa da seleção brasileira em 2005, com 24 anos.

Atualmente defendendo o Barcelona da Espanha, Wilde só joga no Ceará durante as pré-temporadas com a seleção.

O ala/pivô atua no futsal da Espanha desde 2003, quando transferiu-se para o MRA Navarra. Em 2010, o craque foi contratado pelo clube catalão. Antes, jogou no ElPozo Murcia. No Brasil, Wilde defendeu o General Motors, o Santos e o Esporte Clube Ulbra (colaborou Wilton Rodrigues, do Diário Online).

JULIANO DE MEDEIROS
ESPECIAL PARA O JOGADA

Falcão pode ter feito último jogo pela seleção
O ala Falcão jogou 37 minutos em toda a Copa do Mundo de Futsal, conquistada pelo Brasil sobre a Espanha, ontem. Depois de falar que esta poderia ser sua última atuação com a camisa da seleção brasileira, o jogador ponderou. "É de se pensar. Claro que enquanto estiver jogando quero continuar ganhando", disse Falcão, 35 anos.

Logo na estreia, o jogador sofreu uma contusão na panturrilha e chegou a dizer que dificilmente continuaria no torneio. Voltou na fase final, mas o estresse causado pela lesão provocou uma paralisia facial.

Mesmo assim, o atleta foi decisivo nas quartas de final contra a Argentina, ao marcar dois gols no êxito por 3 a 2. Na decisão diante da seleção espanhola, Falcão fez o tento de empate que levou a disputa da final para a prorrogação.

"Fiz quatro gols e três foram decisivos. Pela lesão, acabei jogando pouco tempo", declarou. 

FONTE: DN

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários