PACIENTES RECLAMAM DE SUPERLOTAÇÃO NO HGF

Plantão Ceará | 12:12:00 | 0 comentários



Na porta do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), na manhã de ontem, os pacientes vindos do Interior do Estado eram maioria. Russas, Itatira, Pacajus e Tururu eram algumas das cidades de origem. Eles reclamavam da superlotação da unidade.

A comerciante Sara Maximiano esperava a internação do pai, o aposentado Antônio Viana, de 74 anos, que deu entrada no hospital na tarde de domingo, vítima de um AVC. "Ali está um caos. O meu pai está no piscinão, como é chamada a emergência, por causa da lotação, em uma maca e nem sabemos quando ele será internado. E temos medo da contaminação, porque tem muita gente tossindo e os curativos são limpos de qualquer jeito, com todo mundo misturado. É um absurdo", conta.

Segundo o presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, José Maria Pontes, a situação da emergência do HGF é um problema antigo. "Já faz muito tempo que está desse jeito, a emergência sobrecarregada e os profissionais sufocados com tantos pacientes graves nos corredores porque não tem vaga", afirma.

Conforme a presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde (Sindsaúde), Teresa Neuma Siqueira, os servidores estão sobrecarregados de trabalho devido à superlotação da emergência do hospital e sofrem acúmulo de pressão.

Paralisação

Além disso, o não pagamento do adicional de produtividade levou os servidores de nível médio do HGF a organizarem, hoje, uma paralisação dos trabalhos de 7h às 8h. O valor seria referente aos últimos dois meses de trabalho. "Todos os outros hospitais já pagaram e o HGF não", reclama Teresa Neuma.

Sobre a superlotação da emergência, a assessoria de imprensa do HGF informa que são 98 leitos e que os pacientes nas macas, mesmo que estejam nos corredores, estão internados e ressalta que não existe fila de espera.

A equipe de reportagem tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa)mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

IJF

Já no Instituto Dr. José Frota (IJF), a combinação de feriado prolongado, dinheiro no bolso e imprudência gerou um aumento de aproximadamente 39% nos atendimentos a vítimas de acidentes envolvendo motos. A unidade atendeu 240 ocorrências de trânsito, sendo 172 envolvendo moto, 68 a mais do que no feriadão do dia 12 de outubro.

Segundo o diretor-executivo do IJF, Casimiro Dutra, 57% desses pacientes vêm do Interior do Estado e são resultado da combinação explosiva de álcool, ausência da carteira de habilitação e não uso de capacete. "Cerca de 60% desses motoqueiros tem entre 15 e 40 anos de idade. Eles estão em uma fase produtiva e muitos não conseguem voltar ao trabalho, porque a maioria desses acidentes é grave", diz.

Em todas as enfermarias do IJF, mais da metade dos pacientes atendidos, ontem, vinham de fora de Fortaleza. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, os pacientes eram de 72 municípios diferentes.

Ocorrências
39% foi o aumento do número de atendimentos a vítimas de acidentes de moto no IJF em relação ao último feriadão do dia 12 de outubro.

Category:

About GalleryBloggerTemplates.com:
GalleryBloggerTemplates.com is Free Blogger Templates Gallery. We provide Blogger templates for free. You can find about tutorials, blogger hacks, SEO optimization, tips and tricks here!

0 comentários